fbpx

Afabetização 360º

O evento Alfabetização 360º trouxe evidências sobre a causa do analfabetismo, além de propor um amplo debate sobre possíveis caminhos para que crianças e jovens possam desenvolver seu potencial e, assim, transformar suas vidas e a realidade brasileira. Nesta seção, confira como foi e acesse os conteúdos.

O evento Alfabetização 360° na perspectiva da educação integral traz evidências das causas do analfabetismo e propõe um amplo debate sobre possíveis caminhos e políticas públicas para que crianças e jovens do Brasil tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial e, assim, transformar suas vidas e a realidade brasileira.

Saber ler e escrever com autonomia é decisivo para a formação das pessoas, pois esse domínio abre a perspectiva da inserção social e da equidade ao longo da vida. Mas em matéria de alfabetização das crianças de faixa etária entre os seis e oito anos, o Brasil precisa acelerar os esforços para investir com ousadia e ampliar as fronteiras de qualidade, preparando o estudante como um ser integral.

As propostas de alfabetização que realmente podem apoiar a formação de crianças para serem protagonistas no século 21 devem ser construídas com a perspectiva da educação integral. A aprendizagem de conhecimentos e habilidades cognitivas segue sendo relevante e precisa ser garantida com qualidade, mas tem que conviver com um trabalho igualmente intencional para o desenvolvimento também de competências para a vida, como autogestão, colaboração, criatividade, entre outras.

Um olhar amplo para o potencial de desenvolvimento de cada um é o que se valoriza na educação integral e é essa a alfabetização que os alunos de hoje precisam para se realizarem ainda enquanto crianças, levando isso para a juventude e para a vida adulta.

Assista como foi!

Thumbnail youtube
Thumbnail youtube

Os palestrantes

Viviane Senna – Presidente do Instituto Ayrton Senna
Ivo Gomes – Prefeito de Sobral (CE)
Inês Miskalo – Instituto Ayrton Senna
Ricardo Paes de Barros – Insper
David Saad – Instituto Natura
Denis Mizne – Fundação Lemann
Cecilia Motta- Consed
Luiz Roberto Liza Curi – CNE
Priscila Cruz – Todos Pela Educação
Carlos Nadalim – MEC
Alessio Costa Lima- Undime

ACESSE APRESENTAÇÕES
E MATERIAIS

A necessidade de se avançar no desenho de políticas de alfabetização para o século 21
Download
Alfabetização 360º na perspectiva da educação integral
Download
O diagnóstico da alfabetização no Brasil
Download
Políticas públicas que geram impacto: a experiência de Sobral em alfabetização
Download
Livreto Alfabetização 360º
Download
VER MAIS

Outros
Eventos

Confira os conteúdos de outros eventos e seminários, sobre diversos temas de relevância à educação integral, promovidos pelo Instituto Ayrton Senna.

Aguarde