fbpx

O QUE DEFENDEMOS

Inspirados por uma visão de educação integral, sempre atuamos a fim de diagnosticar e investigar os fatores fundamentais ao desenvolvimento dos estudantes. Entre as inúmeras características pessoais mapeadas nos últimos anos, o Instituto aprofundou a pesquisa, a prática e a difusão de conhecimentos de forma incremental, começando com foco maior na dimensão cognitiva.

Na sequência, incorporamos as dimensões socioemocionais híbridas e volitivas, bem como as habilidades necessárias à atuação dos professores no século 21. Para além de conectados à nossa prática, esses temas então se tornaram parte daquilo que defendemos como pilares de uma educação sólida, promotora de realizações e redutora de desigualdades.

Educação
Integral

Visão de educação que prevê o desenvolvimento pleno, em todas as dimensões, dos estudantes.

Saiba Mais
criancas-sobrepoe-as-maos-por-cima-de-uma-mesa-em-sinal-de-uniao
criancas-sobrepoe-as-maos-por-cima-de-uma-mesa-em-sinal-de-uniao
Uma jovem sentada à mesa de uma sala de aula, focada nos estudos de alfabetização.

Alfabetização e recomposição da aprendizagem

Faz parte da missão do Instituto Ayrton Senna desenvolver soluções de alfabetização para garantir não apenas a leitura e escrita, mas também competências essenciais para a vida de crianças e jovens, promovendo aprendizagem integral e oferecendo programas e jornadas formativas para educadores da rede pública em todo o país.
Saiba mais
Alunos sorrindo chegando na escola andando pelo corredor com mochilas e materiais

Competências Socioemocionais dos Estudantes

Conheça as competências socioemocionais e saiba como professores podem apoiar o socioemocional dos estudantes.
Saiba mais
Três mulheres envolvidas em discussões socioemocionais no corredor de uma escola.

Socioemocional para Professores

Com o apoio de professores, desenvolvemos um projeto para fortalecer suas competências socioemocionais, reconhecendo sua importância na prática docente e no desenvolvimento dos estudantes. O projeto inclui uma jornada de desenvolvimento online gratuita, focada em competências como autorregulação emocional, conexão com o outro, e inventividade.
Saiba mais
Um grupo de crianças cultivando a criatividade e o pensamento crítico enquanto brincam com legos no chão.

Criatividade e Pensamento Crítico

Este guia explora a importância da Criatividade e do Pensamento Crítico na educação, destacando sua relevância para enfrentar desafios contemporâneos. Por meio de estratégias para desenvolver essas competências, o Instituto Ayrton Senna visa promover uma educação integral e autônoma em um mundo em constante transformação.
Saiba mais
Um menino de camiseta amarela está sorrindo com motivação.

Motivação

As evidências e práticas que impulsionam a vontade de aprender dos estudantes, e sua conexão com as competências socioemocionais.
Saiba mais
Aguarde