fbpx

PROFESSOR

Acreditamos que a educação de qualidade e o desenvolvimento pleno dos estudantes começam pelo professor. Por isso, ao longo de nossa história atuamos na formação e disseminação de conhecimentos para milhares de educadores em todo o País.

Neste espaço, queremos conversar direto com você, professor que atua nas escolas de Educação Básica em todo o Brasil, e compartilhar caminhos para que todos possam inovar em suas práticas pedagógicas e impactar ainda mais a vida dos estudantes.

O professor do século 21

O professor merece ser reconhecido e valorizado por seu papel fundamental: ele é a principal referência e o grande impulsionador do desenvolvimento de cada estudante em cada sala de aula do País. Especialmente no mundo contemporâneo, com características tão complexas e transformações intensas, cresce a relevância de quem, além de mediar a apropriação de conhecimentos, também promove nos estudantes as habilidades para conviver, pensar e agir no mundo conforme suas escolhas.

Nenhum avanço na educação brasileira poderá ser conquistado sem envolver os professores. E esse é um dos principais focos de tudo o que o Instituto Ayrton Senna pesquisa, propõe e dissemina em suas iniciativas. Com quase 30 anos de experiência em formação de educadores, entendemos os diversos desafios do fazer docente, e olhamos para as particularidades de ser professor desde a alfabetização até o Ensino Médio. Sempre estivemos comprometidos em valorizar as melhores práticas elaboradas por educadores, em cocriar caminhos para fortalecer o papel do professor e compartilhar conhecimentos conceituais e práticas inovadoras que possam contribuir com sua atuação na sala de aula e nas escolas.

Mais recentemente, avançando no entendimento sobre o desenvolvimento pleno dos educadores, também propusemos uma nova matriz de competências técnicas e socioemocionais necessárias para a atuação docente no século 21. Aqui, você encontra alguns dos conteúdos e práticas que podem ser incorporados ao seu dia a dia a partir dessa perspectiva.

Estante
do Educador

Encontre conteúdos, artigos e e-books sobre diversos assuntos relacionados à educação integral criados especialmente para o dia a dia do educador, considerando os desafios e oportunidades de desenvolvimento na sala de aula

Estante do Educador
Um homem de óculos sentado à mesa de uma biblioteca, imerso em seu trabalho com materiais didáticos para professores.
Um homem de óculos sentado à mesa de uma biblioteca, imerso em seu trabalho com materiais didáticos para professores.
Aguarde