O Instituto Ayrton Senna acredita que todo indivíduo tem potencial e é capaz de se desenvolver plenamente, desde que seja estimulado a acreditar em si mesmo, se sinta motivado por uma aprendizagem significativa, e conte com oportunidades educativas engajadoras. Uma educação integral e transformadora parte dessa ideia para pensar estratégias e caminhos para o desenvolvimento pleno possa se concretizar, tanto para os estudantes quanto para os educadores.
Para tanto, em nossa frente de pesquisa, produzimos conhecimento com base em evidências e realizamos a organização e tradução de informações para embasar a formulação de políticas educacionais. Em nossa frente pedagógica, desenvolvemos, implementamos e avaliamos propostas e soluções diversificadas para a promoção da educação integral, que podem ser implementadas como componentes ou integradas a políticas públicas de educação.
Em nossa frente de formação, por sua vez, desenhamos estratégias e jornadas, produzimos conhecimento sobre metodologias formativas, oferecemos apoio para redes parceiras que queiram formar seus profissionais na perspectiva da educação integral e oferecemos um ambiente digital de formação para que essas soluções possam chegar a todos os educadores do País, também diretamente.
Da mesma forma, nossa atuação pode chegar à ponta em diversas modalidades: de forma síncrona e direta (com mediação de nossos especialistas em projetos pilotos), de forma síncrona e indireta (quando nós – ou agências técnicas credenciadas pelo Instituto Ayrton Senna – formamos os formadores das redes, e eles é que multiplicam as propostas com autonomia), ou ainda de forma assíncrona, direta e aberta, por meio de jornadas gratuitas, online e independentes de parcerias.
Em todos os casos, estamos sempre alinhados com os princípios de desenvolvimento humano e com a perspectiva da educação integral, equitativa e de qualidade. Como garantido pela própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa educação deve promover o desenvolvimento do estudante em todas as dimensões: cognitiva, socioemocional, híbrida, motivacional, entre outras.
Esse é o caminho para que todos possam se desenvolver com autonomia e sejam capazes de construir seus projetos de vida e criar novas possibilidades de futuro para si mesmos e para o mundo.
“Sem educação de qualidade, não há desenvolvimento pessoal, social, político, econômico, científico, cultural ou ambiental. Por isso, trabalhamos diariamente para levar a educação integral para milhões de estudantes, sempre com base em evidências.”
Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna.