fbpx

PESQUISADOR

Desde a fundação do Instituto Ayrton Senna, estamos comprometidos em levar à sala de aula novas perspectivas e achados da ciência que façam a diferença para a educação. Como centro de inovação, organizamos, produzimos e disseminamos

conhecimento a serviço de educadores e pesquisadores de todo o Brasil. Nesta seção, reunimos caminhos e materiais que podem interessar especialmente a comunidade científica ou a pessoas interessadas em refletir com base em estudos e pesquisas.

Por uma educação com base em evidências

Desde o início da nossa história, reconhecemos a importância e necessidade de apoiar a formulação de políticas públicas de educação e práticas pedagógicas com base em evidências científicas. Por isso, sempre estivemos próximos de centros de pesquisas e da produção de conhecimento em várias áreas, apoiando essa produção e buscando formas de conectar os conceitos, dados e perspectivas a nossas propostas, além de disseminar as informações para que outros também pudessem inovar.

Inspirados por pesquisadores e divulgadores de ciência que sempre defenderam a importância dessa conexão e com o objetivo de fortalecer ainda mais nosso compromisso com a educação com base em evidências, em 2015 criamos o eduLab21, nosso laboratório de ciência para a educação.

Desde então, dedicamos ainda mais esforço e jogamos mais luz à produção de pesquisas de ponta sobre o desenvolvimento humano com o objetivo de expandir a fronteira do conhecimento sobre educação integral.

Para isso, atuamos também de forma colaborativa com diversos centros de inovação e pesquisa ao redor do mundo, trabalhando em rede e conectando saberes com pesquisadores de diversos países e diferentes áreas do conhecimento. Nesta seção, indicamos alguns caminhos e materiais mais voltados a pessoas com este perfil, interessadas em conhecer e refletir junto conosco sobre diversas análises e estudos, e seus desdobramentos para práticas e políticas educacionais.

Estante
do Pesquisador

Acesse e baixe gratuitamente livros, publicações e estudos desenvolvidos pelo próprio Instituto ou por parceiros.

Saiba mais
Um grupo de pessoas engajadas em pesquisas sentadas ao redor de uma mesa em uma biblioteca.
Um grupo de pessoas engajadas em pesquisas sentadas ao redor de uma mesa em uma biblioteca.

EDULAB21

Conheça nosso laboratório de ciência para a educação, seus temas de atuação e últimas pesquisas e artigos publicados.

Saiba mais
Duas meninas ao lado de um esqueleto em uma sala de aula do Instituto Ayrton Senna.
Duas meninas ao lado de um esqueleto em uma sala de aula do Instituto Ayrton Senna.

Caminhos para

Melhorar o aprendizado

Site reúne conteúdo de projeto viabilizado pelo Instituto Ayrton Senna e Todos Pela Educação, com coordenação de Ricardo Paes de Barros. Pesquisadores reuniram evidências da pesquisa nacional e internacional sobre fatores determinantes para o aprendizado

Saiba mais
Uma jovem conduzindo uma pesquisa enquanto segura uma mochila em frente a um quadro negro.
Uma jovem conduzindo uma pesquisa enquanto segura uma mochila em frente a um quadro negro.
Aguarde