fbpx

Atuação em pesquisas

A partir do comprometimento com a expansão das fronteiras do conhecimento na busca por uma educação inovadora e transformadora, nasceu o eduLab21, o laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna.

Nesta seção, confira a atuação de diversos profissionais e organizações dedicados a investigar, por meio de estudos e evidências científicas, os melhores caminhos para o desenvolvimento do potencial humano, bem como a redução das desigualdades.

Conheça
nosso
manifesto

Thumbnail youtube

NOSSO TRABALHO

Reunindo cientistas e centros de pesquisas de diversas áreas do conhecimento, atuamos desde 2015 para produzir, organizar, traduzir e aplicar os achados da ciência em prol da concretização da educação integral.

Ao conectar conhecimentos de grandes centros de inovação e pesquisadores de referência no Brasil e no mundo, formamos uma rede cuja missão é pensar e propor uma nova educação a partir da ciência, levada a políticas públicas e práticas pedagógicas da sala de aula.

O século 21 traz mudanças e transformações que aceleram a necessidade de formar cidadãos preparados para lidar com um mundo extremamente dinâmico e com questões complexas. A partir da ciência, é possível identificar quais as características mais relevantes para se desenvolver com autonomia neste contexto.

Mais do que isso, é possível analisar como elas se formam e quais as políticas e práticas mais eficientes para de fato conseguirmos atingir o objetivo de formar estudantes que possam vivenciar todo o seu potencial.

Por isso, garantimos que as iniciativas do Instituto Ayrton Senna sejam desenvolvidas com base em evidências e que nosso conhecimento chegue de forma atrativa e compreensível a todos que fazem a educação acontecer – educadores, gestores e formuladores de políticas públicas.

Nossas pesquisas focam em temas ligados ao conceito da educação integral, observando as dimensões cognitivas, socioemocionais, híbridas, motivacionais e demais aspectos pessoais de estudantes e educadores.

Um diagrama que mostra os quatro estágios do marketing digital no eduLab21.

TRABALHAMOS EM REDE

Acreditamos que a construção coletiva do conhecimento é fundamental na ciência e, no caso da educação, isso não é diferente. Por isso, temos um grupo de pesquisadores internos, associados e conselheiros, e também nos conectamos com outros centros de pesquisa e inovação, promovendo parcerias em modelos variados.

Por meio de acordos de cooperação, atuamos diretamente com pesquisadores externos, ou fazemos projetos conjuntos com organizações e centros de pós-graduação stricto sensu. Além disso, fazemos também ações com consultores específicos, e, mediante análises, promovemos o licenciamento de uso de instrumentos e metodologias criadas pelo eduLab21.

Quer saber mais ou propor uma parceria? Clique aqui e fale conosco.

A seguir, conheça mais detalhadamente essa composição de colaborações que tornam possível nosso trabalho e nos apoiam no desenho e disseminação do conhecimento produzido por esse grande time.

Nossos Conselhos

Para apoiar e direcionar nossas ações, contamos com o olhar de reconhecidos atores do segmento da educação, que atuam em diversas etapas das investigações científicas e criação de projetos.

Conselho
consultivo
científico

Formado por cientistas de diversas áreas do conhecimento, os membros do conselho científico são responsáveis por conduzir pesquisas, contribuir com análises sobre inovação na educação, disseminar conhecimentos e aproximar a comunidade acadêmica de políticas públicas com base em evidências.

Daniel Santos, vestindo polo azul, parado em frente a uma casa.

Daniel Santos

Professor de Economia da Universidade de São Paulo, vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP e Pesquisador no Conselho Científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna.
Filip de Fruyt, um homem de camisa azul, sorrindo diante de um pôster.

Filip de Fruyt

Professor da Universidade de Ghent (Bélgica) na área de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social e Pesquisador no Conselho Científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna.
Ricardo Primi, um homem de óculos, falando ao microfone.

Ricardo Primi

Professor de Psicologia da Universidade São Francisco e Pesquisador no Conselho Científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna.
Oliver P. John, um homem de óculos, sorrindo diante de uma foto.

Oliver P. John

Professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, Berkeley e Pesquisador no Conselho Científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna.

Conselho
consultivo
estratégico

Gestores, formuladores de políticas públicas e pesquisadores compõem o nosso conselho estratégico e são constantemente convidados a comentar e sugerir direções para nossos projetos, além de contribuir com sua visão sobre os desafios e oportunidades da implementação das iniciativas.

Claudia Costin, uma mulher de terno, posando para uma foto.

Claudia Costin

Diretora do centro de excelência e inovação em políticas educacionais (Ceipe), na FGV.
Francisco Soares, homem de fato e gravata, a sorrir.

Francisco Soares

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex presidente do Instiuto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Luiz Eugênio Mello com camisa branca.

Luiz Eugênio Mello

Médico, professor livre-docente e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Um homem de terno e gravata chamado Luiz Miguel Garcia em frente a bandeiras.

Luiz Miguel Garcia

Presidente da Undime e dirigente municipal de educação em Sud Mennucci, São Paulo. Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada.
Maria Helena Guimarães, uma mulher cadeirante, sorri para a câmera.

Maria Helena Guimarães

Socióloga, professora aposentada da UNICAMP. Conselheira do Conselho Nacional de Educação, presidente da Comissão de Formação de Professores e presidente da ABAVE.
Um homem sorrindo diante de uma janela, Mozart Neves.

Mozart Neves Ramos

Pós-doutor em Química (Politécnica de Milão), foi professor e reitor da UFPE, secretário de Educação de PE, presidente do Todos Pela Educação.
Uma mulher sorridente chamada Oliver P. John, em um terno executivo, em frente a uma placa.

Raquel Teixeira

Secretaria de Educação do Estado do RS. PHD em linguística pela Universidade da California em Berkeley e membro do conselho do EduLab21, do Instituto Ayrton Senna.
Um homem, Rosieli Soares da Silva, de óculos, está parado em frente a uma estante.

Rosieli Soares da Silva

Secretário estadual de Educação de SP. É advogado e possui mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).
Oliver P. John, um homem de terno, sentado a uma mesa.

Vitor Amorim

Secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Consed. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e professor da Universidade Vila Velha.
Mandato anterior | 2015-2017 | Conselho Consultivo do eduLab21
VER MAIS

Organizações Parceiras

 

Atuamos em cooperação com diversas redes de conhecimento e órgãos do mundo. Conheça mais sobre nossos parceiros:

Nossa equipe

Gisele Alves
Ana Carolina Zuanazzi
Danielly Oliveira
Ana Carla Crispim
Karen Teixeira
Gustavo Martins
Bruna Lopes
PRISCILA DE CASTILHO

Pesquisadores
Associados

O trabalho do eduLab21 também é sustentado e conduzido por pesquisadores autônomos que se relacionam com nossos temas de interesse. Conheça:

ADRIANA SATICO FERRAZ
ALEXANDRE JALOTO
ALEXANDRE PERES
ANA DEYVIS
ARAÊ CAINÃ ZANI DE SOUZA
EVELY BORUCHOVITCH
FABIANO KOICH MIGUEL
FELIPE VALENTINI
GIBSON JULIANO WEYDMANN
GISELLE PIANOWSKI
JERUSA SALLES
JOSÉ MAURÍCIO HAAS BUENO
KARINA DA SILVA OLIVEIRA
KEVIN MCGREW
LUCAS DE CARVALHO
NELSON HAUCK FILHO
PRISCILA ZAIA BASSINELLO
RODOLFO AUGUSTO MATTEO AMBIEL
SHEILA HAMBURG
VITOR GERALDI HAASE
Aguarde