Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico

Reunindo especialistas nacionais e internacionais, o encontro ampliou informações sobre o tema e desfez mitos sobre as duas competências, consideradas essenciais para a vida no século 21.

A seguir, você pode conferir o debate na íntegra, acompanhando os estudos e materiais apresentados durante o seminário, além de conhecer mais sobre cada um dos participantes.

Educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas foram nossos principais convidados do Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola. O encontro, que contou com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, buscou propor um mergulho sobre essas duas competências, consideradas essenciais para a vida no século 21 e para uma sociedade baseada no conhecimento.

O seminário foi também uma oportunidade para ampliar informações sobre o tema e desfazer mitos, mostrando que pensamento crítico e criatividade não são talentos natos ou restrito a alguns. Pelo contrário, são habilidades que podem ser desenvolvidas por todos para se tornarem ferramentas poderosas na conquista de resultados ao longo da vida.

Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE e responsável pelo PISA, apresentou um estudo inédito no país sobre o tema, além de abordar o impacto dessas habilidades na próxima edição desta avaliação internacional, em 2021.

Pesquisadores da Índia, EUA, França e Bélgica participaram em mesas com especialistas brasileiros, trazendo evidências científicas para inspirar a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras para o país.

Há 25 anos, o Instituto Ayrton Senna vêm trazendo evidências para ampliar as fronteiras da educação e colocando no debate público a importância da educação integral e do desenvolvimento das competências socioemocionais como vitais para o sucesso na vida de crianças e jovens.

Com esse encontro, mais uma vez, buscou dar luz a um tema de grande relevância para a melhoria da educação brasileira.

Assista aqui ao evento na íntegra

Confira quem esteve
com a gente

Andreas Schleicher

Diretor de Educação da OCDE. Lidera o PISA e outros instrumentos internacionais para apoiar educadores a inovar e transformar políticas públicas. Trabalhou por mais de 20 anos ao lado de ministros pelo mundo. É professor honorário da Universidade de Heidelberg.

Alice Ribeiro

Secretária-executiva do Movimento pela Base Nacional Comum. Mestre em Direitos Humanos e Democratização (European Inter-University Centre for Human Rights and Democratisation, Veneza/Itália) e em Administração Pública e Governo (FGV/SP).

Filip de Fruyt

Professor da Universidade de Ghent (Bélgica) na área de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social e Pesquisador no Conselho Científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna.

Gisele Alves

Gerente executiva do eduLab21 – Instituto Ayrton Senna, com foco em projetos voltados para inovação em educação. Mestre em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco.

Jânio Macedo

Secretário de Educação Básica (MEC). Foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho e adjunto da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal do Ministério da Economia. Foi assessor do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

José Brito

Gerente do Canal Futura. Publicitário, jornalista e mestre em Ciências Sociais. Gestor de projetos educacionais e campanhas de impacto social. Ajudou a fundar a Jeduca (Associação dos Jornalistas de Educação). É também conselheiro da Agência Lupa no combate às fakenews.

Laura di Pizzo

Líder de projetos do Instituto Ayrton Senna, à frente de iniciativas relacionadas ao tema de Criatividade e Pensamento Crítico junto a redes públicas de ensino do país. Também atua no desenvolvimento de projetos voltados à avaliação das competências socioemocionais.

Maria Helena Guimarães

Socióloga, professora aposentada da UNICAMP. Conselheira do Conselho Nacional de Educação, presidente da Comissão de Formação de Professores e presidente da ABAVE.

Mozart Neves Ramos

Pós-doutor em Química (Politécnica de Milão), foi professor e reitor da UFPE, secretário de Educação de PE, presidente do Todos Pela Educação.

Oliver P. John

Professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, Berkeley e Pesquisador no Conselho Científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna.

Rebeca Otero

Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil onde atua em projetos nos quais a UNESCO oferece cooperação técnica. Tem experiência em saúde pública, epidemiologia das doenças transmissíveis e educação com ênfase em educação profissional e educação em saúde.

Ricardo Primi

Professor de Psicologia da Universidade São Francisco e Pesquisador no Conselho Científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna.

Rohit Thapa

Graduado com MBA, com sete anos de experiência em ensino e aprendizagem, desenvolvimento de liderança escolar, coaching, juntamente com análise e consultoria de dados. É consultor administrativo da Learning Links Foundation, na Índia, e trabalha com garantia e avaliação da qualidade na implementação de programas educacionais.

Stéphan Vincent-Lancrin

É líder de Divisão no Centro de Pesquisa e Inovação em Educação (CERI, na sigla em inglês) da OCDE. Seu mais recente trabalho publicado é o relatório “Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola” (OCDE, 2019).

Tatiana Filgueiras

Vice Presidente de Educação, Inovação e Estratégia no Instituto Ayrton Senna. Especialista em Gestão do 3º Setor (Universidade Estadual da Califórnia, Hayward), Marketing e Comunicação Integrads (Universidade Estadual da Califórnia, Berkeley) e Gestão de Processos Comunicacionais (USP).

Todd Lubart

Professor de Psicologia da Universidade Paris-Descartes (França). Especialista em pesquisar a criatividade e suas diferenças individuais. Seus estudos acadêmicos também abordam a mensuração da criatividade em crianças e adultos.

Verônica Santos

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Unicamp com foco de pesquisa em Aprendizagem Criativa e Ensino por Investigação. Mestre na mesma área pela UFABC. É coordenadora de Adoção Sistêmica da aprendizagem criativa pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Viviane Senna

Presidente do Instituto Ayrton Senna. Nomeada “Líder para o Novo Milênio” pela CNN/Revista Time. Premiada pelo BNP Paribas (categoria Filantropia). Participa de conselhos de organizações públicas e privadas.

Confira a programação do evento

8h às 9h

Credenciamento e welcome coffee

09 às 10h

Abertura

  • Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna;
  • Jânio Macedo, secretário de Educação Básica (MEC);
  • Rebeca Otero, coordenadora de Educação (UNESCO);
  • Tatiana Filgueiras, diretora de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

10h às 11h30

As evidências sobre a criatividade e o pensamento crítico

  • Todd Lubart, Université Paris-Decartes (França);
  • Ricardo Primi, Universidade São Francisco (Brasil);
  • Oliver John, Universidade de Berkeley (EUA);
  • Filip de Fruyt, Universidade de Ghent (Bélgica);
  • Mediação: Gisele Alves, Instituto Ayrton Senna.

11h30 às 12h30

Keynote speaker

Andreas Schleicher, diretor de Educação (OCDE)

14h às 15h30

Políticas públicas educacionais para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico

  • Alice Ribeiro, Movimento pela Base;
  • Mozart Neves Ramos, Conselho Nacional de Educação;
  • Stéphan Vincent-Lancrin, Centro de Pesquisa e Inovação em Educação (CERI/OCDE);
  • Mediação: Maria Helena Guimarães, Conselho Nacional de Educação.

15h30 às 15h50

Coffee break

15h50 às 17h20

O desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico nas escolas

  • Rohit Thapa, Learning Links Foudation (Índia);
  • Laura di Pizzo, líder de projeto no Instituto Ayrton Senna;
  • Veronica Santos, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa;
  • Mediação: José Brito, Canal Futura.

17h20

  • Tatiana Filgueiras, diretora de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna

Outros
Eventos

Confira os conteúdos de outros eventos e seminários, sobre diversos temas de relevância à educação integral, promovidos pelo Instituto Ayrton Senna.