Atuação em formação

Acreditamos que os educadores têm um papel fundamental na concretização da educação integral e, por isso, promovemos experiências formativas que mesclam ciência e prática, a fim de apoiá-los em sua atuação. Atualmente, o principal caminho para disseminar essas abordagens é a humane.

Nessa plataforma gratuita, com foco no desenvolvimento de professores por meio de cursos, jornadas e conteúdos, cada educador pode ter acesso a experiências formativas, diretamente e no momento em que se adequar à sua própria rotina.

 

A formação de professores é um dos pilares da atuação do Instituto Ayrton Senna. Em 2022, buscando ampliar o alcance dessa atuação, foi criada a Humane, um ambiente digital para apoiar os profissionais da educação em sua atuação, seja desenvolvendo suas próprias competências, seja conhecendo conceitos e práticas de novas temáticas para serem conduzidas junto aos estudantes.

Cadastre-se e não perca nenhuma novidade da humane!

A humane é um espaço gratuito para o desenvolvimento do educador, baseado no conhecimento cientifico e na experiência do Instituto Ayrton Senna a serviço do desenvolvimento humano. Ao longo de décadas, os formadores e especialistas do Instituto criaram, junto a educadores, experiências em formação de diversos projetos implementados em parceria com redes de ensino. Em alguns modelos, a formação era feita diretamente com professores que participariam dos programas, em outros modelos o Instituto apoiou os formadores das próprias redes para multiplicarem o conhecimento e as práticas com autonomia. Agora, para que maior número de educadores possa fortalecer sua atuação nas princpais temáticas defendidas pelo Instituto, a humane permite o acesso a algumas dessas metodologias e instrumentos baseados em evidências.

Na humane, você encontra atualmente:

  • Jornada socioemocional de professores: para fortalecer competências essenciais à atuação de professores, contando com um exclusivo instrumento autoavaliativo, plano de desenvolvimento pessoal (PDP), diário de bordo e cursos para cada uma das quatro macrocompetências;
  • Cursos livres: os cursos do Instituto, certificados e que já formaram milhares de professores, estão repaginados e disponíveis na humane;
  • Biblioteca: seleção especial de conteúdos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna para apoiar educadores e gestores em seu processo de formação continuada, incluindo nossa proposta de educação integral na alfabetização, por meio de materiais como testes diagnósticos e possibilidades formativas.

Por meio destes serviços já disponíveis e em constante processo de melhorias e novidades, a plataforma operou sua primeira fase. A experiência, contudo, não termina agora – em breve, serão apresentados novos temas e estratégias aos educadores brasileiros, visando seu desenvolvimento continuado e utilizando inovações para fortalecer seu papel junto aos estudantes.

Cadastre-se e participe!

O lançamento da plataforma humane representa uma das formas de disseminação do conhecimento produzido no Instituto Ayrton Senna. Sendo um espaço formativo de inovação em educação, a plataforma utiliza a base científica desenvolvida a partir da geração e da curadoria de evidências que acontece no eduLab21, aliada ao conhecimento da realidade efetiva de professores, equipe escolar e equipe de redes de ensino. Essa interface da ciência com a sala de aula busca propor ações inéditas que atendam às demandas da educação do século 21.

Saiba mais sobre o trabalho do eduLab21

Socioemocional de
Professores

Página especial com reflexões sobre o papel dos educadores no século 21 e a matriz de competências desenvolvida pelo Instituto para professores.

Acessar