fbpx

SOCIEMOCIONAIS NA QUARENTENA: 5 ATIVIDADES PARA ENSINO FUNDAMENTAL I

4 MIN
19 maio 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Conheça também o nosso espaço Competências Socioemocionais para contextos de crise

ACESSAR

Socioemocionais na quarentena: 5 atividades para Ensino Fundamental I

Tempos como o que estamos vivenciando nos últimos meses, quando a pandemia do coronavírus nos obrigou ao isolamento social, reforçam a importância que competências socioemocionais têm para lidarmos com situações inusitadas. Para milhões de alunos que estão afastados de suas escolas, o trabalho com essas competências pode colaborar no enfrentamento disso.

Ao professor cabe continuar proporcionando uma aprendizagem edificante aos estudantes mesmo em tempos de isolamento social. Isso vai além do projeto pedagógico que se converteu em ensino remoto, já que é possível sugerir atividades para os estudantes realizarem em casa, com os familiares.

Em uma época como a atual, a criança e o jovem precisam saber como compreender e administrar os seus próprios sentimentos, algo que exige autoconhecimento e uma diversidade de competências como o foco, a organização, a responsabilidade e a persistência.

Conheça a seguir cinco atividades para o Ensino Fundamental I, que podem ser trabalhadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais na quarentena:

 

1. Mímica das emoções

Essa atividade pode ser realizada em dupla ou em grupo. Uma pessoa irá expressar uma emoção através de movimentos do corpo ou da face e os demais terão que identificar aquela emoção.

Essa atividade é fundamental para que as crianças aprendam a reconhecer as emoções em si e nos outros. Além disso, o reconhecimento das emoções no outro é fundamental para aumentar o vocabulário emocional da criança.

 

2. Lâmpada Mágica

Lâmpada Mágica é uma atividade para as crianças determinarem metas, a partir de explicações e exemplos dados pelo professor ou familiar.

A inspiração vem de histórias como a de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa. Essa atividade tem como objetivo estimular a responsabilidade e a determinação da criança ao pedir que a mesma defina uma meta para si.

 

3. Uma situação e dois pontos de vista

O objetivo dessa atividade é engajar as crianças em uma reflexão sobre o que são pensamentos pessimistas e otimistas.

Em um primeiro momento, deve ocorrer uma conversa sobre diferentes tipos de pensamentos, expressos em frases. Eles deverão ser classificados como otimistas ou pessimistas, então quem os conta deve imaginar uma situação que pode ser interpretados dessas duas formas.

A mudança de perspectiva na forma de enxergar um problema favorece o desenvolvimento da imaginação criativa, competência socioemocional que flexibiliza nosso modo de ver o mundo e aumenta nossa capacidade de resolver problemas.

 

4. Como o personagem está se sentindo

Nessa atividade, os participantes lerão ou criarão uma história de forma coletiva. Depois, é iniciada uma discussão sobre como determinado personagem está se sentindo em diferentes momentos da história, e os motivos que os fizeram acreditar sobre essa emoção.

A prática de procurar entender as necessidades e sentimentos dos outros ajuda as crianças a desenvolverem a empatia. Além disso, eles serão incentivados a compreender a importância do respeito pelas emoções.

 

5. Plantinha de feijão

A atividade consiste em cada criança plantar uma semente de feijão e tomar os devidos cuidados para que ela cresça. Inclui uma discussão sobre o que uma planta precisa para crescer e as responsabilidades que cada um precisa ter durante esse processo.

É uma atividade que visa a aumentar intencionalmente o senso de responsabilidade das crianças por meio do cultivo de uma planta que, para crescer, precisa de cuidados.

 

Agora, mãos à obra – Por meio da realização de atividades fáceis de aplicar dentro de casa, que proporcionam boas experiências em família, todos poderemos lidar melhor com o distanciamento social, com os nossos sentimentos e com nossas rotinas em casa. Aproveite as dicas deste artigo e saiba mais em nossa página especial sobre competências socioemocionais para contextos de crise.

 

VEJA TAMBÉM
As 5 competências socioemocionais essenciais para momentos de crise
Socioemocionais na quarentena: 5 atividades para o Fundamental II
Socioemocionais na quarentena: 5 atividades para o Ensino Médio

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde