2020

Desenvolvimento da Criatividade e do Pensamento Crítico dos Estudantes - o que significa na escola

Publicação “Fostering Student’s Creativity and Critical Thinking – what it means in school”, produzida pela OCDE (Organização Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), traduzida para o português. Com o objetivo de reunir iniciativas do desenvolvimento dessas competências na Educação Básica.

 

Educação Integral por Meio do Pensamento Computacional

Publicação traz relatos de experiências de municípios que participam do Letramento em Programação, projeto do Instituto que desde 2015 leva o pensamento computacional a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental , além de artigos científicos reunidos a partir de edital aberto ao público.

 

 

2019

Diagnóstico da Educação

Com objetivo de apoiar gestores e educadores a analisar os principais dados de alguns dos pilares da educação no Brasil, esse material organiza um conjunto de evidências em formato de diagnóstico coordenado por Ricardo Paes de Barros.

 

Caminhos para a educação integral: saberes e fazeres docentes na constituição de um currículo integrado
Educadores de Santa Catarina refletem sobres práticas e revelam aprendizados ao implementar a educação integral no Ensino Médio. Integração curricular, formação de professores, gestão escolar e protagonismo juvenil estão entre os temas.

 

 

2018

SuperAção Jovem
Publicação resgata experiências e aprendizagens de educação integral para jovens do Programa SuperAção Jovem, na implementação de 14 anos em parceria com Estado de São Paulo. Histórias reais ilustram as principais metodologias e conceitos.

 

 

2017

Competências para a vida
Material de comunicação sintetiza principais aspectos relacionados ao conceito de educação integral e competências socioemocionais na visão do Instituto Ayrton Senna. Produzido em 2017, conteúdo apoiou realização de Seminário Internacional no Ceará.


Um fio, um retalho, uma colcha: práticas de gestores inovadores
Inovações na gestão escolar de 15 escolas parceiras em Santa Catarina no Programa de Educação Integral em Tempo Integral (EMITI). Relatos mostram trabalho colaborativo e estratégias que inspiraram já no primeiro ano da parceria.

 

Educação integral no Ensino Médio uma proposta para promover a escola do jovem do século 21Fique por Dentro! O que os Educadores pensam sobre o Socioemocional na escola?

Material de comunicação sintetiza pilares da educação integral no Ensino Médio. Inspirado na parceria com Santa Catarina, aborda princípios conceituais, inovações curriculares e metodologia de sistematização implementada pelo Instituto em 2017

 

 

2016

Fique por Dentro! O que os Educadores pensam sobre o Socioemocional na escola?

Produzido por equipe do EduLab21, material sistematiza resultados de uma escuta a educadores sobre a importância do socioemocional no contexto educacional. Cerca de 200 profissionais do Espírito Santo responderam ao questionário em 2016

 

 

2015

Estudo especial sobre alfabetismo e competências socioemocionais na população adulta
Em parceria com Instituto Paulo Montenegro, o Instituto Ayrton Senna inseriu competências socioemocionais no levantamento do INAF (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional) em 2015. Análises mostram potencial das competências para reverter desigualdades.

 

Educação em quatro dimensões
Tradução em português do livro de Charles Fadel e coautores sobre as dimensões que a educação precisa abranger para gerar realização na vida dos estudantes. Lançado no Brasil pelos institutos Ayrton Senna e Península.

 

Ensino Médio Noturno
Estudo feito internamente analisa estatísticas sobre desempenho e características de estudantes e professores do Ensino Médio noturno, sugerindo maior atenção à qualidade oferecida nesse modelo para não aumentar desigualdades.

 

 

2014

Competências socioemocionais -  material de discussão
Produzido pelas equipes do Instituto Ayrton Senna para apoiar evento sobre a inserção de competências socioemocionais em políticas públicas, realizado em 2014. Arquivo compila principais conceitos que a organização tinha reunido até então.

 

Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas
Relatório de Daniel Santos e Ricardo Primi sobre a constituição e a importância das competências socioemocionais a partir de estudo dos primeiros dados gerados pela aplicação piloto do instrumento SENNA, no Rio de Janeiro.

 

Promovendo competências socioemocionais para o progresso social do Rio de Janeiro
Relatório de grupo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre papel das competências socioemocionais para os desafios educacionais no Brasil e sua associação com contextos e resultados escolares.

 

Formação continuada de professores

Um e-book dinâmico que reúne texto, gráficos animados e vídeos, o material resulta de parceria entre o Instituto, a BCG e a Cross Content. A partir de levantamento com cerca de 3 mil profissionais e escuta a educadores, estudo traça perfil da formação continuada no Brasil.

 

 

2011

Caminhos para melhorar o Aprendizado
Site reúne conteúdo de projeto viabilizado pelo Instituto Ayrton Senna e Todos Pela Educação, com coordenação de Ricardo Paes de Barros. Pesquisadores reuniram evidências da pesquisa nacional e internacional sobre fatores determinantes para o aprendizado.

 

 



VEJA TAMBÉM

Estante do Educador

E-books e conteúdos para leitura rápida! 

_

Blog de artigos

Acompanhe as análises e opiniões de nossos especialistas. 

_

Guias temáticos

Guias digitais com conceitos, metodologias e dicas do mundo da educação.

Digite o assunto que deseja pesquisar

Comentar
Mensagem
Comentários