fbpx

Estante do Pesquisador

Apoiamos a produção e difusão de conhecimento em educação, por meio de ações em diversas frentes. Aqui você encontra alguns dos resultados dessa atuação por meio de estudos,

análise de dados, pesquisas e conteúdos de cunho científico, ou mesmo na defesa de conceitos de interesse geral atualizados em produções robustas, realizadas tanto pelos pesquisadores e times do Instituto quanto por parceiros ou estudiosos de outras organizações.

Nossas propostas educacionais são embasadas em estudos e pesquisas da Pedagogia, Economia, Psicologia, Neurociências, entre outras áreas do conhecimento. Além da produção científica própria, por meio dos pesquisadores ligados ao eduLab21, nosso laboratório de ciências para a educação, também foram viabilizadas e publicadas diversas produções em parcerias com organizações, como a Rede CpE (Rede Nacional de Ciência para Educação) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entre outros parceiros.

Além disso, livros e publicações internacionais que foram consideradas relevantes de serem traduzidos para o português também ganharam edições em parceria com a Fundação Santillana e também o Instituto Península.

Nesta página, você encontra materiais variados de reflexões robustas, de cunho científico, como estudos completos, em versão executiva e comunicativa, infográficos, análises de cenários e de políticas públicas, dados de pesquisas, artigos e whitepapers conceituais, revisões de literatura, que contribuem para aprofundar e organizar o conhecimento em diversas frentes da educação.

As leituras sugeridas nesta seção também são complementares aos artigos científicos publicados em revistas acadêmicas, alguns deles selecionados e reunidos por temas de pesquisa na página do eduLab21, e também aos nossos guias temáticos (que trazem propostas de abordagens educacionais com uma perspectiva macropolítica, conectada à gestão de redes), ou ainda às nossas páginas especiais das bandeiras que defendemos.

Caso você queira conhecer materiais mais práticos e com sugestões que podem ser incorporadas ao dia a dia em escolas, pode acessar nossa estante do educador.

Aguarde