fbpx

Referências sobre a BNCC – Capítulo 6

Confira referências sobre a BNCC e materiais sobre currículo escolar

5 MIN
29 nov 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Materiais de referência sobre a BNCC

Veja referências sobre a BNCC e acesse alguns materiais sobre currículo escolar. Confira:

Guia de competências gerais
Autor: Nova Escola.

Curso gratuito sobre as 10 Competências Gerais da BNCC
Autores: Nova Escola, Fundação Lemann e Inspirare.

BNCC na prática
Autor: SOMOS Educação.

Portal da BNCC

BNCC em PDF 

BNCC para Navegação 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS AO LONGO DO GUIA SOBRE A BNCC

Marcos legais da educação
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. Brasília: DF, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Ministério da Educação. Brasília: DF, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Ministério da Educação. Brasília: DF, 1997.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília: DF, 2013.

BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: DF, 2017.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. “Currículo, Conhecimento e Cultura”. In: Indagações sobre currículo, MEC, 2007.

Materiais sobre Visão de estudante
BATES, Tony. Educar na era digital – Design , ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional/ABED Associação Brasileira de Educação a Distância, 2016.

CLARK, Andy. Supersizing the mind: embodiment, action, and cognitive extension. New York: Oxford University Press, 2008.

DEWEY, John. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.

LATOUR, Bruno. Reagregando o Social – uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012. Bauru: Edusc, 2012.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

SERRES, Michel. Polegarzinha. Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Referências sobre Desenvolvimento Pleno
AUERBACH, Randy; ABELA, John e RINGO HO, Moon-Ro. “Responding to symptoms of depression and anxiety: Emotion regulation, neuroticism and engagement in risky behaviors”. Behaviour Research and Therapy, 45(9), 2009.

BARROS, Ricardo Paes de; COUTINHO, Diana; GARCIA, Beatriz Silva e MACHADO, Laura Muller. O desenvolvimento socioemocional como antídoto para a desigualdade de oportunidades. Relatório técnico INAF 2016. São Paulo: Instituto Ayrton Senna e Instituto Paulo Montenegro, 2016.

CALIENDO, Marco; COBB-CLARK, Deborah e UHLENDORFF, Arne. “Locus of Control and Job Search Strategies”. IZA Discussion Paper, 2010.

COOPER, Lynne; AGOCHA, Bede e SHELDON, Melanie. “A motivational perspective on risky behaviors: The role of personality and affect regulatory processes”. Journal of Personality, 68(6), 2000.

CUNHA, Flávio; HECKMAN, James e SCHENNACH, Susanne. “Estimating the Technology of Cognitive and Non-Cognitive Skill Formation”. Econometrica, 78(3), 2010.

DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DUCKWORTH, Angela e SELIGMAN, Martin. “Self-Discipline Outdoes IQ in Predictng Academic Performance of Adolescents”. Psychological Science, 16(12), 2005.

DUCKWORTH, Angela; LEE, Grant; HEIDI, Loew; BENJAMIN, Oettingen Gabriele e GOLLWITZER, Peter. “Self-regulation strategies improve self-discipline in adolescents: benefits of mental contrasting and implementation intention”. Educ. Psychol, 31, 2011.

DUNCAN, Greg e MAGNUSON, Katherine. “The Nature and Impact of Early Achievement Skills, Attention Skills, and Behavior Problems”. In: Whither Opportunity: Rising Inequality, Schools, and Children’s Life Chances,. New York: Russell Sage, 2011.

GALLO, William; ENDRASS, Jérôme; BRADLEY, Elizabeth; HELL, Daniel e KASL, Stanislav. “The Influence of Internal Control on the Employment Status of German Workers”. Schmollers Jahrbuch, 123(1), 2003.

HUTZ, Cláudio e NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva. Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

JOHN, Oliver; PRIMI, Ricardo; DE FRUYT, Filip e SANTOS, Daniel. “Competências Socioemocionais no INAF 2015: Estrutura, Histórico e Avaliação”. Relatório técnico INAF 2016. São Paulo: Instituto Ayrton Senna e Instituto Paulo Montenegro, 2016.

LLERAS, Christy. “Do skills and behaviors in high school matter? The contribution of noncognitive factors in explaining differences in educational attainment and earnings”. Social Science Research, 37(3), 2008.

MARTIN, Roy. “Acvity Level, Distracbility and Persistence: Crical Characteriscs in Early Schooling”. In: Temperament in Childhood. Chichester: John Wiley and Sons Ltd, 1989.

PIATEK, Rémi e PINGER, Pia. “Maintaining (Locus of) Control? Assessing the Impact of Locus of Control on Education Decisions and Wages”. Institute for the Study of Labor (IZA), 2010.

PRIMI, Ricardo; ZANON, Christiano; SANTOS, Daniel; DE FRUYT, Filip e JOHN, Oliver. “Can they make adolescent self-reports of social-emotional skills more reliable, discriminant, and criterion-valid?”. European Journal of Psychological Assessment, 32, 2016.

ROSENBERG, Morris. Society and the adolescent self-image. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1965.

SANTOS, Daniel e PRIMI, Ricardo. Resultados preliminares do Projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de Janeiro. São Paulo, 2014.

SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo e MIRANDA, Jéssica Gagete. “Socio-emotional development and learning in school”. Relatório Técnico a ser publicado, 2017.

STÖRMER, Susi e FAHR, René. “Individual Determinants of Work Attendance: Evidence on the Role of Personality”. Institute for the Study of Labor (IZA), 2010.

TOMAZ, Renata e ZANINI, Daniela. “Personalidade e Coping em Pacientes com Transtornos Alimentares e Obesidade”, 2009.

VITARO, Frank; BRENDGEN, Mara; LAROSE, Simon e TREMBLAY, Richard. “Kindergarten Disruptive Behaviors, Protective Factors, and Educational Achievement by Early Adulthood”. Journal of Educaonal Psychology, 97(4), 2005.

Referências sobre Integração curricular
INSTITUTO AYRTON SENNA. “Diretrizes para a política de educação integral: Solução Educacional para o Ensino Médio”. Caderno 2: Modelo Pedagógico – princípios, metodologias integradoras e avaliação da aprendizagem. São Paulo, 2014.

Para ver outras referências sobre a BNCC, acesse os demais capítulos do Guia Especial sobre a BNCC:

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde