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Instituto encerra Volta ao Novo com webinar sobre engajamento com os outros

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Reunindo representantes de secretarias de educação de 26 estados brasileiros em webconferências, o projeto Volta ao Novo: Desenvolvendo Competências Socioemocionais, teve o último encontro formativo realizado dia 17 de setembro. Com o tema da macrocompetência de engajamento com os outros, este foi o final da série de cinco conferências remotas para trabalhar as competências com as equipes de formação das secretarias estaduais, que serão responsáveis por compartilhar o conhecimento e as práticas com os educadores da sua rede de ensino.

No começo do encontro, os educadores e formadores foram convidados a relacionar sua experiência com o engajamento com os outros, que envolve as competências de iniciativa social, assertividade e entusiasmo. Os técnicos foram provocados a responder perguntas relacionadas à sua empolgação e entusiasmo no começo do projeto e ao longo dele, além da sua relação com os colegas no decorrer dos trabalhos conjuntos. Sílvia Lima, profissional do time de formação do Instituto responsável por liderar o encontro, ressaltou que essas reflexões e a competência de engajamento com os outros têm relação direta com uma das missões do Volta ao Novo: promover trocas de experiências entre as redes. “Que vocês possam seguir trocando sobre os desafios e conquistas, exercitando, assim, as competências tão importantes que compõem a macrocompetência de engajamento com os outros”, disse.

Levando este princípio adiante, os representantes de São Paulo e do Ceará apresentaram para o time o trabalho que vêm fazendo com as competências socioemocionais em seus respectivos estados. Tania Gomes, profissional da rede paulista, explicou que a ideia é levar os conceitos das competências socioemocionais para todos os servidores da educação no estado, indo além do público de educadores que atuam em sala de aula. A formadora também contou que a disseminação dos conteúdos aprendidos será feita por meio de reuniões online sobre cada macrocompetência ao longo dos meses de outubro e novembro, veiculadas em aplicativo de aulas remotas desenvolvido pela rede de ensino. “Desenvolvemos uma proposta ampla, que abrangesse todos os profissionais da educação”, disse Tania. Ceiça Alexandre, representante do Ceará, que já trabalha com as competências socioemocionais também compartilhou suas experiências, apresentando os tipos de formações proporcionadas aos educadores pela rede.

Na atividade final, quando foram divididos em grupos, os formadores tiveram a oportunidade de refletir, juntamente com os seus pares, sobre o que os entusiasma e os preocupa no prosseguimento das ações de disseminação de conteúdos e formações nas redes. Alguns participantes compartilharam que, apesar de entusiasmados para multiplicar esses conhecimentos com seus colegas, a incerteza da retomada das atividades escolares ainda era fonte de apreensão. “Interagir com o Instituto foi motivo de grande entusiasmo. O que temos medo, e é um desafio, é levar esses aprendizados para as redes”, disse Tatiana Xavier, representante de Minas Gerais. Para completar, Silvia Ressaltou: “Estamos fechando este ciclo, mas vocês terão oportunidades de seguir aprimorando seus planos, e ter esses momentos de troca entre vocês é fundamental”, disse

Os formadores também tiveram um espaço para fazer um último depoimento, levando a mensagem que desejassem aos seus colegas. As representantes do Ceará e de Pernambuco, Ceiça Alexandre e Anair Mello, respectivamente, trouxeram depoimentos que emocionaram a todos, pairando entre os formadores uma única palavra ao final: gratidão! “As lives nos possibilitaram ouvir estudantes com muita propriedade, tomando posse do seu protagonismo, e o Instituto nos permitiu ver que este trabalho pode ser feito em diferentes regiões”, disse Anair. Ceiça finalizou: “Hoje em dia, vemos pessoas totalmente transformadas pelas competências em nossa rede, e o Ceará respira o socioemocional”. Juliana Candian, responsável pela parceria por parte do Instituto Ayrton Senna, falou sobre a satisfação em ver como o projeto renderá frutos. “Foi uma iniciativa corajosa, e agora estamos vendo esse resultado incrível e demanda por continuidade”, disse. Thaís Speranza, representante do Consed, agradeceu a todos e disse: “Meu coração se enche de esperança por toda essa trajetória que vivenciamos nos últimos 2 meses”.

Apesar do encerramento do ciclo de lives e webinars, a iniciativa Volta ao Novo terá vida longa: todas as lives e materiais de apoio continuarão disponíveis aos educadores, e a todo o público interessado, na página especial no site do Instituto sobre competências socioemocionais para contextos de crise.  Para acessar os conteúdos, acesse aqui.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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