fbpx

Alfabetização é tema de debate online promovido pela Cátedra Instituto Ayrton Senna

3 MIN
31 ago 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

A alfabetização é etapa fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. Com os desafios de aprendizagem após a pandemia, olhar para a alfabetização, bem como suas políticas de formação e avaliação, se tornou ainda mais urgente no cenário brasileiro. Para debater o assunto, a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto (IEA-USP/RP) promoveu webinar no dia 15 de setembro, transmitido ao vivo no Youtube. O encontro reuniu educadores e pesquisadores e foi acompanhado por mais de 1700 pessoas.

ASSISTA AO ENCONTRO NA ÍNTEGRA

O webinar foi conduzido por Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra. Também participaram do encontro: Inês Kisil Miskalo, Diretora de Qualidade e Disseminação do Instituto Ayrton Senna, Chico Soares, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e Daniel Santos, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), e José Roberto Santos, coordenador pedagógico do SAEB no INEP. Carla Ventura, coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto também participou do encontro nas boas-vindas e agradecimentos aos participantes.

 

Debates sobre a alfabetização

Ao iniciar o encontro, José Roberto Santos abordou o contexto histórico da avaliação da aprendizagem no Brasil desde a Provinha Brasil, criada em 2008. Em sua fala, o especialista também destacou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como passo fundamental para demarcar os dois primeiros anos do Ensino Fundamental como foco da alfabetização. Além disso, também apresentou dados sobre o SAEB 2021, que mostrou que demonstrou retrocessos nos níveis de alfabetização dos estudantes.

Daniel Santos, que também é membro do conselho científico do eduLab21, laboratórios de ciências do Instituto Ayrton Senna, abordou a relação da alfabetização com a Educação Infantil. Segundo o pesquisador, dados apontam impacto significativo da Educação Infantil na etapa da alfabetização, sendo necessário olhar também para a etapa anterior para buscar resultados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Considerando essa importância, Daniel alertou sobre a baixa qualidade da Educação Infantil no Brasil, que deve ser olhada com mais critérios.

 

 

Avaliação da Alfabetização

Para debater a avaliação da alfabetização, Chico Soares ampliou o conceito, explicando que a alfabetização vai além da decodificação, já que o indivíduo alfabetizado é capaz de usar socialmente o que foi aprendido. Sendo assim, para avaliar essa etapa de aprendizagem, a avaliação deve abordar aspectos como a observação, interpretação e cognição.

Em sua fala, Inês Kisil Miskalo abordou dados relevantes para entender a alfabetização no Brasil mais a fundo: aos 35 anos de idade, por exemplo, indivíduos alfabetizados têm qualidade de vida em 77%, enquanto não alfabetizados pontuam apenas 43%. Considerando este cenário, a especialista elencou alguns pontos fundamentais para a melhoria dos índices de alfabetização, como políticas públicas que contemplam aspectos como referenciais curriculares, diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação.

 

VEJA VÍDEOS DO INSTITUTO AYRTON SENNA SOBRE ALFABETIZAÇÃO Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde