Acelera Brasil

Iniciativa para a recuperação da aprendizagem de estudantes com distorção idade-série matriculados do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Promover o desenvolvimento integral dos estudantes significa garantir as condições para que todos aprendam com qualidade e também desenvolvam todo o seu potencial.

É importante buscar garantir que isso ocorra na idade certa, mas também oferecer um olhar atento para aqueles que não tiveram essa oportunidade e se encontram em atraso escolar ou que apresentam distorção idade-série (situação em que a idade é dois ou mais anos superior ao esperado para a série em que estão).

Garantir o avanço de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em distorção é a base do Acelera Brasil, uma proposta de aceleração de aprendizagem para estudantes do 3º ao 5º ano.

Ao participarem da proposta, os alunos aprendem o suficiente para recompor as aprendizagens de até dois anos escolares, tendo mais condições para seguir em sua trajetória escolar, ao mesmo tempo em que resgatam a autoestima e fortalecem competências socioemocionais relevantes para diversas conquistas ao longo da vida.

Esta solução educacional é complementar à do Se Liga – que também é voltada para estudantes dos mesmos anos e com distorção, mas com foco em alfabetização. Desta forma, é possível um estudante cursar o Se Liga e depois passar também pelo Acelera Brasil para então retornar às turmas regulares, alfabetizado e sem distorção.

Como funciona

O Acelera Brasil acontece tanto no âmbito pedagógico quanto de gestão, incorporado às estratégias de política educacional das redes de ensino.

Por meio de uma atuação integrada entre diversas frentes de ação, é promovida a qualificação dos profissionais que atuam diretamente com os estudantes. A formação dos educadores acontece em processo continuado, para garantir o apoio necessário à implementação.

Materiais pedagógicos e de apoio também compõem a proposta, alinhados com referenciais curriculares e pedagógicos já utilizados pelas redes, visando oferecer aquilo que é fundamental para a iniciativa e, ao mesmo tempo, dialogar com a realidade e as necessidades locais.

A metodologia utilizada enfatiza a leitura, a compreensão de textos e a escrita como forma de comunicação e representação do pensamento. Para isso, estimula estratégias de leitura e de produção de textos em diferentes gêneros, o pensamento lógico e matemático de forma contextualizada por meio da resolução de problemas, além de conteúdos abordados de maneira interdisciplinar.

Também é proposto um processo de gestão dos indicadores das redes de ensino, permitindo avaliar seus resultados e orientar o planejamento e a execução de ações complementares e alinhadas à política de alfabetização da rede.

Histórico

Primeiro programa do Instituto que virou política pública, o Acelera Brasil foi criado em 1997. A solução combate os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência de estudantes matriculados do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é a correção do fluxo escolar, ou seja, estancar as causas da não aprendizagem e acelerar os alunos defasados.

Em mais de 20 anos, a solução impactou diretamente a vida de cerca de 1 milhão de estudantes e de mais de 33 mil educadores, que puderam incorporar concepções e práticas pedagógicas inovadoras a partir da sua formação integral.

O impacto indireto do Acelera também inclui os beneficiados pela qualificação das práticas de gestão e acompanhamento das secretarias de Educação.