A alfabetização sempre ocupou um papel central na educação brasileira, representando um marco fundamental para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
No entanto, apesar dos esforços contínuos, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos em assegurar que todas as crianças tenham acesso ao direito básico de ler e escrever até os oito anos. Garantir a alfabetização na idade certa e atender aqueles que escapam a esse contexto é um desafio que se aprofundou ainda mais na pandemia. O fechamento das escolas, o ensino remoto e o contexto geral teve um impacto negativo nas habilidades de leitura e escrita dos estudantes.
Para o Instituto Ayrton Senna, a alfabetização é vista como parte integrante da estratégia de promoção da educação integral. Ou seja, o estudante é considerado em todas as suas dimensões também durante essa fase essencial de seu desenvolvimento.
Essa abordagem alinha-se com a missão da organização de oferecer oportunidades que permitam o pleno desenvolvimento do potencial dos estudantes e educadores em larga escala.
Para que isso se torne realidade, é preciso ter uma visão sistêmica de tudo o que envolve o processo de alfabetização. Da gestão à sala de aula, existem diversos elementos que precisam ser considerados para construir efetivamente uma política de alfabetização robusta e eficaz. Sem dúvida, uma proposta de alfabetização comprometida com a educação integral requer uma perspectiva abrangente de política pública.
Os processos de gestão devem visar a aprendizagem dos estudantes, mas também a integração das áreas de conhecimento por meio de múltiplas linguagens e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Nesse contexto, independentemente do método adotado, o Instituto Ayrton Senna identifica pilares essenciais para garantir que a etapa de alfabetização prepare as crianças para seguir sua jornada educacional. Isso também implica a concepção da alfabetização como parte de uma política pública específica de cada rede de ensino, demandando um compromisso permanente e a implementação de planos de ação com objetivos claros.
Oferecer ferramentas e apoio para que gestores, coordenadores pedagógicos e professores construam suas políticas, metas e práticas de alfabetização é essencial. O Instituto Ayrton Senna disponibiliza programas de alfabetização adaptados às diversas realidades das escolas brasileiras, visando contribuir efetivamente para o desenvolvimento educacional do país.
Tipos de linguagens
Dentro da abordagem de promoção da aprendizagem integral adotada pelo Instituto Ayrton Senna, reconhecemos a importância de explorar diversos tipos de linguagens durante o processo de alfabetização.
Para isso, desenvolvemos programas que podem apoiar as redes e que reforçam a nossa missão de desenvolver o potencial dos estudantes e educadores em larga escala.
Acreditamos que uma proposta de alfabetização comprometida com a educação integral deve incorporar a utilização de múltiplas linguagens como parte integrante de uma política bem estruturada. Isso implica em promover a aprendizagem dos estudantes e a integração das áreas de conhecimento por meio de diferentes formas de expressão, contribuindo para o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Dentro desse contexto, consideramos diversos tipos de linguagens, como a linguagem científica, corporal, digital, matemática e artística, reconhecendo sua importância no processo de alfabetização e no desenvolvimento integral dos estudantes.
Linguagem científica
Incentivar os alunos a percorrer os caminhos do pensamento crítico e analítico, juntamente com a metodologia científica, é fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida.
A linguagem científica introduz novos termos e símbolos, gradualmente incorporados pelos alunos, enriquecendo significativamente o processo de alfabetização.
Ao explorar a linguagem científica, os alunos são desafiados a compreender conceitos complexos, formular hipóteses e experimentar a resolução de problemas de maneira estruturada.
Essa abordagem amplia o vocabulário dos estudantes e ainda estimula a reflexão crítica e a capacidade de análise. Como resultado, os prepara para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma mais informada e consciente.
Linguagem corporal
Na escola, o corpo desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, especialmente para crianças em idade onde o movimento é intrínseco.
É notável que, na modalidade oral, a linguagem se manifesta através das palavras, mas também por meio de gestos, olhares e movimentos corporais, os quais influenciam diretamente na construção de significados.
A linguagem corporal enriquece a comunicação e a compreensão, permitindo que os alunos expressem suas ideias e emoções de forma mais completa e intuitiva. Além disso, a integração do movimento à aprendizagem contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional, promovendo uma abordagem mais holística e dinâmica no ambiente escolar.
A concepção de Educação Integral, presente na BNCC, destaca a linguagem corporal como uma das linguagens que favorecem o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica. A BNCC define as habilidades por blocos em cada uma das unidades temáticas: jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Portanto, o trabalho com linguagem corporal deve ser integrado às demais linguagens, visando o desenvolvimento integral dos estudantes.
A BNCC orienta que os currículos do Ensino Fundamental incorporem práticas corporais que atendam a todas as unidades temáticas. O foco na linguagem corporal valoriza experiências lúdicas e a diversidade de conteúdos da cultura corporal, promovendo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
Linguagem digital
É fundamental que os alunos desenvolvam habilidades para lidar com os meios de obtenção, produção e disseminação de informações no ambiente digital, incluindo as redes sociais e outras plataformas online.
A alfabetização digital não se limita ao domínio das ferramentas tecnológicas, envolve também uma compreensão crítica do uso responsável da internet e das mídias digitais.
Ao integrar o aprendizado digital à sala de aula, os alunos são incentivados a consumir conteúdo, criar e compartilhar conhecimento de forma colaborativa, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em um contexto digital.
Linguagem matemática
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) introduziu significativas mudanças na estruturação dos temas matemáticos, delineando objetivos e habilidades de forma mais abrangente.
O documento propõe uma descrição detalhada de como os professores podem desenvolver habilidades que permitam aos estudantes expressar seu conhecimento, oferecendo orientações precisas sobre a abordagem de cada objeto de conhecimento.
Para alcançar os objetivos delineados na BNCC, é essencial que os professores adotem as abordagens sugeridas, as quais abrangem diferentes tipos de raciocínio e habilidades cognitivas. A introdução de novas unidades temáticas, como Álgebra e Probabilidade desde os primeiros anos, assume uma importância significativa.
Atividades que promovem o pensamento algébrico desde o início e situações probabilísticas de fácil compreensão para as crianças são essenciais para um desenvolvimento matemático sólido.
Linguagem artística
A arte desempenha um papel fundamental no processo educacional, permitindo que os alunos desenvolvam sua capacidade de perceber, relacionar e atribuir significado às informações do mundo ao seu redor e a si. Ao explorar formas de expressão artística, os alunos expandem suas habilidades criativas e desenvolvem uma compreensão mais profunda da linguagem visual.
A linguagem artística vai além das palavras, manifestando-se por meio de imagens, cores, gráficos e outros elementos que compõem textos visuais.
Essa forma de expressão enriquece a comunicação e estimula a imaginação e a sensibilidade dos alunos, possibilitando uma abordagem mais ampla e integrada da alfabetização. Ao incorporar a linguagem artística ao processo de aprendizagem, os estudantes são incentivados a explorar novas formas de expressão e a ampliar seus horizontes criativos.
A importância da integração das linguagens na alfabetização
A alfabetização vai além da simples decodificação de letras e palavras. É um processo complexo que requer a integração de diversas linguagens para enriquecer a comunicação e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Ao explorar a diversidade de formas de expressão, como a linguagem científica, corporal, digital, matemática e artística, os educadores capacitam os alunos a compreender e se expressar de maneira mais completa e eficaz.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona o ensino dessas habilidades ao longo do Ensino Fundamental, guiando os educadores para promover um desenvolvimento completo dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.
Conheça a Trilha de alfabetização da Plataforma Humane que auxilia educadores na jornada da alfabetização.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.