A motivação para aprender é um importante fator para o engajamento escolar dos estudantes. Os estudos e produções científicas do eduLab21 no tema têm como objetivo:
- Identificar evidências científicas sobre o processo da motivação para a aprendizagem;
- Estudar o modelo CAMML, desenvolvido pelo psicólogo e PhD Kevin McGrew, investigando de que modo as evidências empíricas suportam cada elemento e a integração entre eles;
- Revisar a literatura a respeito do conceito Motivação e sua relação com variáveis de contexto escolar (evasão, clima escolar, etc);
- Aprofundar a verificação sobre como as competências motivacionais intrínsecas ou extrínsecas empregadas pelos estudantes no contexto escolar estão relacionadas ao desempenho acadêmico;
- Verificar possíveis efeitos de variáveis sociodemográficas como idade, sexo e status socioeconômico sobre as correlações entre motivação e desempenho escolar.
Instrumentos de avaliação desenvolvidos
Avaliação de orientações motivacionais, crenças, interesses e aprendizagem autorregulada, entre outros.
Pesquisas e Estudos
2023
Pesquisas publicadas pelos pesquisadores selecionados no edital 001 da Rede CpE
Whitepapers
Motivação para Aprender: As Atuais Contribuições da Ciência
Instituto Ayrton Senna
2020
Modelo de Motivação para Aprender (MACM) e Modelo de Aprendizagem Cognitiva Afetiva Motivacional
(CAMML) Dr. Kevin S. McGrew