Pesquisas sobre Motivação

Investiga modelos focados na motivação para aprender, sua relação com competências socioemocionais e o desempenho escolar.

A motivação para aprender é um importante fator para o engajamento escolar dos estudantes. Os estudos e produções científicas do eduLab21 no tema têm como objetivo:

  • Identificar evidências científicas sobre o processo da motivação para a aprendizagem;
  • Estudar o modelo CAMML, desenvolvido pelo psicólogo e PhD Kevin McGrew, investigando de que modo as evidências empíricas suportam cada elemento e a integração entre eles;
  • Revisar a literatura a respeito do conceito Motivação e sua relação com variáveis de contexto escolar (evasão, clima escolar, etc);
  • Aprofundar a verificação sobre como as competências motivacionais intrínsecas ou extrínsecas empregadas pelos estudantes no contexto escolar estão relacionadas ao desempenho acadêmico;
  • Verificar possíveis efeitos de variáveis sociodemográficas como idade, sexo e status socioeconômico sobre as correlações entre motivação e desempenho escolar.

Instrumentos de avaliação desenvolvidos

Avaliação de orientações motivacionais, crenças, interesses e aprendizagem autorregulada, entre outros.

Thumbnail youtube
Thumbnail youtube

Pesquisas e Estudos

Whitepapers

Motivação para Aprender: As Atuais Contribuições da Ciência
Instituto Ayrton Senna

2020

Modelo de Motivação para Aprender (MACM) e Modelo de Aprendizagem Cognitiva Afetiva Motivacional
(CAMML) Dr. Kevin S. McGrew