Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto
A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional no Instituto de Estudos Avançados da USP, no polo Ribeirão Preto, é uma parceria entre as duas organizações que tem como objetivo impulsionar o debate sobre o tema no Brasil e colaborar com outras discussões educacionais atuais. Entre os assuntos abordados, estão a produção científica sobre educação no Brasil, o futuro das avaliações, currículo e a BNCC, a educação integral dos estudantes, alfabetização, políticas públicas, entre outros.
A Cátedra tem como propósito fomentar e apoiar estudos e pesquisas sobre inovação em avaliação educacional, monitoramento e avaliação em políticas da educação básica e superior, além de promover conexões entre diversos atores que estão produzindo conhecimento e disseminar informações e perspectivas que podem embasar o desenho e avaliação de políticas públicas. Sendo assim, a Cátedra tem como missão levar a inovação da teoria para a prática, da universidade para a escola e dos pesquisadores para os gestores públicos, promovendo diálogos e avanços concretos na educação.
A cadeira universitária passa a compor um ecossistema de inovação do Instituto Ayrton Senna, fazendo parte do conjunto de cátedras e grupos de pesquisa comprometidos em embasar com ciência as ações e posicionamentos da organização.
A Catedrática
Maria Helena Guimarães de Castro é uma das maiores especialistas do Brasil em políticas públicas e avaliações educacionais. Professora da UNICAMP, já atuou como Secretária –Executiva do Ministério da Educação, presidente do Inep e Secretária Nacional de Educação Superior, presidente do Conselho Nacional de Educação, entre outros cargos públicos. Atualmente é parte do Conselho Nacional de Educação.
Conheça o conselho deliberativo
Responsável por definir estratégias e iniciativas a serem desenvolvidas no âmbito da Cátedra, bem como acompanhar os resultados alcançados, o conselho deliberativo é formado pelos seguintes especialistas:
- Maria Helena Guimarães de Castro, Titular da Cátedra
- Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna
- Mozart Neves Ramos, Pesquisador e Especialista em Educação
- Carla Aparecida Ventura, Coordenadora do Instituto de Estudos Avançados da USP, polo Ribeirão Preto
- Gisele Alves, Gerente Executiva do eduLab21, do Instituto Ayrton Senna
Veja como foi o evento de lançamento
Confira como foi o encontro, que reuniu diversas autoridades e especialistas educacionais na USP Ribeirão preto, como Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna), Maria Helena Guimarães de Castro (titular da Cátedra), Luiz Curi (presidente do Conselho Nacional de Educação), Mozart Neves Ramos (Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, USP), Manuel Palácios (presidente do Inep), entre outros.
Veja o que rolou no lançamento:
Confira nossas ações
Webinars
Para promover a disseminação de conhecimentos e mobilização, a Cátedra Instituto Ayrton Senna promove webinars para debater temas educacionais da atualidade com a participação de especialistas e gestores públicos. Dentre os temas já abordados, estão o Novo Ensino Médio, Avaliação Socioemocional e Avaliação Seriada. Em breve, novos temas serão contemplados.
Série de debates com especialistas, pesquisadores e secretários de educação sobre a implementação e aprimoramento do Novo Ensino Médio.
O diálogo com os especialistas nos webinars levou a criação de um documento que foi encaminhado ao Ministério da Educação com 12 pontos sobre o Novo Ensino Médio. Veja os principais pontos e baixe o documento na íntegra.
Webinar promovido pela Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto divulga estudo longitudinal inédito sobre a trajetória socioemocional de jovens durante a pandemia. A pesquisa é fruto de parceria entre o eduLab21 do Instituto Ayrton Senna, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) e a Secretaria Municipal de Educação de Sobral (CE).
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo lançou recentemente o Provão Paulista, exame que dará acesso a jovens do Ensino Médio para cursos da USP, Unicamp, Unesp, Univesp, Fatecs e Centros Paula Souza. O teste será realizado de forma seriada, ou seja, a cada ano.
Segundo o governo paulista, serão disponibilizadas mais de 13 mil vagas via o Provão Paulista.
Debate entre professores e especialistas discutes os desafios e oportunidades na avaliação do Ensino Superior no Brasil, passando por temas como ENADE e ENEM.
Especialistas e pesquisadores discutem resultados mais recentes do Brasil em alfabetização e debatem inovações na avaliação da etapa e formação de professores alfabetizadores.
Encontro ao vivo reuniu pesquisadores e especialistas para comentar os primeiros dados divulgados pela OCDE do PISA 2022, avaliação internacional que monitora o desempenho acadêmico de estudantes de diversos países.