fbpx

Cátedra Instituto Ayrton Senna no IEA-USP promove ciclo de debates sobre Novo Ensino Médio

Encontros online gratuitos vão reunir especialistas e gestores para discussão do tema

3 MIN
14 abr 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

INSCREVA-SE E GARANTA O SEU CERTIFICADO

Com o objetivo de contribuir com a discussão de temas urgentes e relevantes da educação brasileira, A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP Ribeirão Preto promoverá o ciclo de discussões ‘O Novo Ensino Médio em Debate’. Os dois encontros acontecerão em 27 de abril, reunindo acadêmicos e pesquisadores, e em 4 de maio, com a participação de gestores públicos. Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), recepcionará e conduzirá as discussões. Os encontros serão transmitidos ao vivo, gratuitamente, pelo canal do YouTube da USP Ribeirão Preto, e acontecerão das 10h às 12h.

Os encontros para tratar do Novo Ensino Médio terão como objetivo reunir diferentes vozes para debater a proposta e sua implementação. No primeiro encontro, em 27/04, ‘O Novo Ensino Médio e o futuro do ENEM na visão dos especialistas’, Maria Helena Guimarães receberá os estudiosos Nilson Machado (USP), Francisco Soares (UFMG), Simon Schwartzman (IGC), Reynaldo Fernandes (USP), Ricardo Henriques (Instituto Unibanco) e Henrique Paim (FGV). Na discussão, serão debatidas questões como quais pontos devem ser aperfeiçoados no documento e como essas mudanças também devem ser aplicadas ao ENEM.

No segundo webinar, ‘O Novo Ensino Médio e o futuro do ENEM na visão dos gestores’, em 04/05, Maria Helena discutirão o assunto com líderes educacionais que tem lidado com os desafios de implementação na prática. Entre os confirmados, estão Amábile Palácios, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, Eduardo Deschamps, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Vitor de Angeli, presidente do Consed, Raquel Texeira, Vice-presidente do Consed e Washington Bonfim, secretário de educação do Piauí.

O terceiro webinar,  O Novo Ensino Médio: Propostas em Discussão, vai rolar no dia 18/05, às 14h. O encontro vai discutir as propostas de aprimoramento dos itinerários formativos e do Novo Ensino Médio para gerar insumos a um documento produzido pela Cátedra a ser enviado ao MEC. Entre os participantes já confirmados, estão especialistas e educadores como Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Iane Nobre, Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio do Ceará e Ghisleine Trigo, membra do Conselho Estadual de Educação de SP.

O ciclo de debates faz parte da estratégia da Cátedra Instituto Ayrton Senna no IEA-USP de abordar questões estratégicas das avaliações e políticas educacionais brasileiras, considerando o debate atual e as proposições do Ministério da Educação, Inep e gestores educacionais.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A CÁTEDRA

 

 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde