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Livro “Educação Integral por Meio do Pensamento Computacional” reúne experiências de Letramento em Programação

4 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

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O livro, já disponível online, traz discussões e inspirações a professores de todo o Brasil sobre como levar para a Educação Básica o pensamento computacional e a linguagem em programação.

Preparar os estudantes para as demandas do século 21 requer uma educação integral, que seja capaz valorizar as potencialidades e dar protagonismo aos alunos. Nessa nova realidade, garantir o desenvolvimento pleno de crianças e jovens passa também por inseri-los em um mundo cada vez mais digital, criando condições para que sejam não só consumidores de tecnologia e inovação, mas também produtores delas.

Com esse objetivo, o Instituto Ayrton Senna lança, em parceria com a IMED, a publicação “Educação Integral Por Meio do Pensamento Computacional”. O livro, já disponível online, traz discussões e inspirações a professores de todo o Brasil sobre como levar para a Educação Básica o pensamento computacional e a linguagem em programação. A publicação traz relatos de experiências de diversos municípios que participam do Letramento em Programação, projeto do Instituto Ayrton Senna que desde 2015 leva o pensamento computacional a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto, além de artigos científicos reunidos a partir de edital aberto ao público.

O livro traz também 8 artigos sobre o tema, selecionados a partir de edital. Entre eles, estão produções de Annette Veda e, da Universidade e Pittsburgh e a Sociedade Brasileira de Computação. Para inspirar professores Brasil a fora para trazerem mais inovação para o dia a dia da sala de aula, estão disponíveis também 10 relatos de experiências do Letramento em Programação em diferentes territórios, com as mais diversas possibilidades de promoção do pensamento computacional alinhado ao desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula. “O livro é um marco importante para o Letramento em Programação, pois ao trazer relatos de boas práticas da implementação do projeto em sala de aula os autores trazem não só suas experiências, mas também representam a atuação dos muitos professores que atuam com essa temática propiciando o desenvolvimento de seus estudantes” afirma Natalia Storace, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna.

A publicação teve organização e curadoria de Adelmo Eloy, mestrando pela Universidade de Stanford e líder do Letramento em Programação entre 2015 e 2019, e Amilton Rodrigo Martins, líder do InovaEdu, Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED, universidade localizada em Passo Fundo (RS), um dos pólos do Letramento em Programação. “O nosso livro é um presente: tanto para as mais de 300 escolas que trabalham com o Letramento, quanto para qualquer município ou escola pública que objetiva potencializar a Educação Integral através do Pensamento Computacional”, afirma Amilton.

Sobre o Letramento em Programação

Com o objetivo de contribuir com a promoção da educação integral e o desenvolvimento pleno dos estudantes, o Letramento em Programação foi desenvolvido, entre 2015 e 2019, em escolas públicas de redes parceiras do Instituto por meio da formação de educadores, tornando-os aptos a desenvolverem atividades relacionadas ao tema em sala de aula. Por meio de trilhas de atividades específicas do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os estudantes são convidados a explorar conceitos e práticas do pensamento computacional por meio de vivências lúdicas e orientadas ao desenvolvimento de projetos. A iniciativa já chegou aos estados de São Paulo, Piauí, Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais Pernambuco. Amilton, que liderou o programa no Norte Gaúcho, fala sobre a experiência: “Acreditamos que seus resultados a longo prazo vão transformar nossa região, criando um oásis de criatividade, pensamento crítico e cidadania digital através do Pensamento Computacional. Essa é nossa missão! ”, diz.

Em 2020, o Letramento em Programação começou a ser implementado pela área de distribuição de conhecimentos do Instituto Ayrton Senna. Nesse modelo os municípios e universidades que optam por adotar a proposta do Instituto Ayrton Senna recebem aportes de conteúdos e indicações de parceiros licenciados, mas implementam a inciativa sem contato direto com o Instituto. Com isso, podem ser ampliadas as possibilidades de adaptação às necessidades locais e de alcance do conhecimento relacionado ao desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica. As redes e educadores interessados devem entrar em contato pelo email especialidade.distribuicao@ias.org.br.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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