fbpx

SuperAção Jovem

Iniciativa de educação por projetos centrada no protagonismo juvenil.

4 MIN
21 ago 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

A iniciativa

Para desenvolver o potencial transformador dos jovens por meio da educação integral, o Instituto criou o programa SuperAção Jovem, destinado a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Em parceria com educadores e gestores de diversas redes de ensino, a proposta oferece as oportunidades para que os jovens aprendam a ser protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem, elaborem projetos e tornem-se leitores e produtores de texto na perspectiva dos multiletramentos.

Como funciona

Por meio do apoio a políticas educacionais e da formação de professores e gestores escolares, o programa desenvolve o potencial dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, com o objetivo de prepará-los para viver, conviver, conhecer, produzir e transformar no século 21.

Desde 2003, o programa vem sendo trabalhado como política pública no Estado de São Paulo, atingindo mais de 500 municípios em parceria com a proposta de educação integral e o programa Sala de Leitura.

Resultados

Nas escolas onde programa onde acontece, foi registrado um aumento nas competências plenas de letramento e numeramento, e o desenvolvimento pelos estudantes de competências para a vida como a colaboração, comunicação, responsabilidade, pensamento crítico, resolução de problemas.

No estado de São Paulo, onde a parceria completa 10 anos, o programa está sendo transferido para Secretaria de Educação, que passará a conduzir diretamente as ações de formação.

Conheça modelos de implementação

Superação Jovem na Sala de Leitura

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu e implementou propostas pedagógicas para as salas de leitura das escolas da rede estadual de ensino com o objetivo de contribuir para que atuem como espaços de aprendizagem e desenvolvimento integral, investindo na formação de alunos protagonistas, leitores e produtores de texto, na perspectiva da educação integral.

O Programa busca promover oportunidades para que atuem como protagonistas de seu próprio aprendizado, praticando a leitura e a produção textual na perspectiva dos multiletramentos.

Superação Jovem em Guaratinguetá

No município de Guaratinguetá, em São Paulo, o programa SuperAção Jovem tem como objetivo formar alunos protagonistas, leitores e produtores de texto com criticidade e autonomia. Atualmente, são quase 1.800 estudantes atendidos em 11 escolas públicas. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa prevê atividades durante as aulas de Língua Portuguesa.

Para isso, os professores contam com material didático estruturado, elaborado especialmente para essa parceria, onde constam atividades que trabalham com metodologias integradoras e diferentes gêneros textuais, sempre na perspectiva dos multiletramentos e na formação de leitores e produtores de texto. Em 2017, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assumiu o desenvolvimento do SuperAção Jovem, cumprindo a última etapa do ciclo de parceria.

Superação Jovem na Escola de Tempo Integral

Escola de Tempo Integral (ETI) é um programa desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em escolas com jornada estendida. O percurso formativo pensado em parceria com o Instituto Ayrton Senna leva aos estudantes oportunidades de exercício autêntico do protagonismo juvenil, como base para o desenvolvimento de competências para o século 21.

Atualmente, o SuperAção Jovem está sendo desenvolvido em duas oficinas curriculares: a de Experiências Matemáticas e a de Leitura e Produção de Texto. Em 2016, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assumiu o desenvolvimento do SuperAção Jovem, cumprindo a última etapa do ciclo de parceria.

Circuito de Juventude

O Circuito de Juventude é um momento de apropriação de resultados, que acontece no final do ano letivo. É quando os estudantes refletem e comemoram junto com a comunidade escolar as competências desenvolvidas e os aprendizados adquiridos ao longo do ano participando das ações do SuperAção Jovem como protagonistas em suas escolas.

A cada ano, os times são desafiados a compartilhar o que fizeram, de forma criativa, em um evento na escola e também nas redes sociais.

O programa SuperAção Jovem é uma política pública na rede de ensino do estado de São Paulo, chegando a mais de 500 municípios em parceria com o programa Escola de Tempo Integral e o projeto Sala de Leitura. A iniciativa também já foi desenvolvida redes municipais de Itatiba, São Roque e Bebedouro e no estado do Rio de Janeiro.

Documentos
SuperAção Jovem – Aprendizados e conquistas em uma experiência de educação integral
Download
VER MAIS
Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação
Aguarde