Pesquisas sobre Criatividade e Pensamento Crítico

Foco no entendimento, monitoramento e desenvolvimento de competências híbridas fundamentais para cidadãos preparados para o século 21.

A criatividade e o pensamento crítico são competências fundamentais para que estudantes se desenvolvam e atuem no século 21. Os objetivos do eduLab21 com o tema são:

  • Construir um instrumento para avaliação de criatividade e pensamento crítico para fins formativos em sala de aula;
  • Garantir que o instrumento conte com abordagens avançadas de mensuração e assegurar maior segurança, utilidade e robustez das avaliações realizadas;
  • Derivar do uso do instrumento relatórios de devolutivas com apoio interativo específico de acordo com o seu público-alvo;
  • Elaborar conjuntos de atividades pedagógicas que, utilizadas em conjunto com as rubricas, promovam o desenvolvimento dessas competências na escola;
  • Disponibilizar a obra “Competências do Século XXI: raciocínio crítico e criatividade – revisão de evidências e recomendações”;
  • Contribuir com a elaboração de um mecanismo com a finalidade de identificar e coletar um conjunto de boas práticas de professores;
  • Disponibilização do relatório “Fostering Student’s Creativity and Critical Thinking”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que descreve a experiência de 11 países desenvolvendo e avaliando criatividade e pensamento crítico, incluindo o Brasil.

Instrumentos de Avaliação Desenvolvidos

  • Rubricas para avaliação de criatividade;
  • Rubricas para avaliação de pensamento crítico;
  • Instrumentos para avaliação e screening de habilidades relevantes para a expressão de criatividade e pensamento crítico.

Pesquisas e Estudos

2020

Desenvolvimento da Criatividade e do Pensamento Crítico dos Estudantes – o que significa na escola
Produzida pela OCDE e traduzida para o português.