O que é integração curricular
A integração curricular é o agrupamento de disciplinas, antes separadas, em uma proposta unificada no currículo. O modelo de integração curricular tem várias possibilidades de organização, mas em todas elas é preciso um esforço consciente da equipe escolar em tratar o conhecimento de forma integrada. Sendo assim, o currículo escolar pode já prever essa dimensão integradora ou os elementos que podem fazer a integração curricular acontecer na prática.
A integração curricular pode acontecer na organização das disciplinas por áreas de conhecimento, e na utilização de metodologias ativas de forma intencional, por exemplo. Ela é muito importante para o desenvolvimento integral dos estudantes, pois se os componentes curriculares não se integram e não favorecem a conexão entre os diferentes conteúdos, métodos e visões de mundo de cada matéria, não será possível formar um sujeito pleno e integral.
Para saber mais, acesse os materiais do Instituto Ayrton Senna:
Currículo escolar: do apoio às práticas pedagógicas à elaboração e implementação
Integração curricular e a BNCC
A integração curricular na BNCC fica evidente na orientação às escolas em promover um currículo interdisciplinar. Logo na introdução do documento, a integração curricular com o objetivo de integrar conhecimentos e promover o desenvolvimento integral dos estudantes fica evidente:
“Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência,
incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em
escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora“, BNCC, 2018
Ao longo do documento, também há a indicação de promover maior integração também entre séries escolares e áreas do conhecimento:
“Habilidades devem ser consideradas sob as perspectivas da continuidade das aprendizagens e da integração dos eixos organizadores e objetos de conhecimento ao longo dos anos de escolarização (…) Na formação geral básica, os currículos e as propostas pedagógicas devem garantir as aprendizagens essenciais definidas na BNCC e contemplar (…) , a integração e articulação das diferentes áreas do conhecimento “, BNCC, 2018
Como mencionar a integração curricular no texto introdutório do currículo
A integração curricular no texto introdutório de um currículo deve ser considerada de forma a orientar a escrita de todo o documento em relação às áreas do conhecimento, das didáticas, da formação continuada dos professores e do desenvolvimento integral dos estudantes. Sendo assim, anunciar as premissas para que a integração curricular seja um objetivo escolar é uma das funções do texto introdutório dos currículos.
Veja onde e como a integração curricular pode ser incluída no texto:
- Visão de estudante e de educação: Discutir as consequências da fragmentação do conhecimento na formação dos estudantes
- Diretrizes do que o estudante deve saber: Contextualizar sobre a necessidade da integração curricular para além da temática. Destaque a importância de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e de avaliações formativas.
- Temas contemporâneos: Indique como integrar os temas eleitos aos elementos estruturantes da educação integral.
Vale lembrar que, além do texto introdutório, a integração curricular também deve constar nas concepções das áreas do conhecimento e nas orientações didáticas do currículo.
Confira na imagem onde é possível incluir a integração curricular:
Escrevendo o texto introdutório do currículo
O texto introdutório do currículo, para atingir os objetivos propostos na BNCC, deve percorrer algumas etapas. Como visto ao longo do guia, diversos elementos devem estar presentes, como a integração curricular, o desenvolvimento integral e o perfil dos estudantes da Educação Básica.
Confira abaixo algumas perguntas que você deve responder ao longo da elaboração da introdução do currículo:
- O texto é objetivo?
- O texto é claro?
- O texto traz justificativas contundentes e referências a marcos legais que respaldam a nova proposta curricular?
- O texto é coerente com a concepção de educação integral definida pela BNCC?
- O texto traz princípios claros e alinhados com a BNCC?
- O texto é coerente com a concepção de competência definida pela BNCC?
- O texto define objetivos de aprendizagem e desenvolvimento considerando as 10 competências gerais da BNCC?
- O texto alinha-se com princípios de equidade, qualidade, contemporaneidade, inclusão e diversidade destacados pela BNCC?
- O texto faz conexão entre a educação e a construção de um projeto de sociedade (país, estado, município)?
- O texto considera o contexto, a cultura, as especificidades e a participação dos estudantes?
- O texto traz orientações em relação a abordagens pedagógicas e de gestão imprescindíveis à implementação do currículo?
- O texto faz menção às demais políticas educacionais que precisarão ser revistas para permitir a plena implementação do currículo?
- O texto faz referência à importância do Regime de Colaboração para que o currículo seja implementado?
Para saber mais sobre o currículo escolar e a BNCC, continue navegando pelo Guia Digital:
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS