fbpx

Evento online do Instituto Ayrton Senna reúne boas práticas do programa Volta ao Novo

2 MIN
1 dez 2021
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Live com participação do Consed e da Undime será transmitida no canal do Youtube do Instituto no dia 14 de dezembro, às 18h

Desde 2020, ano em que a pandemia da Covid-19 fechou escolas em todo o país e forçou uma nova realidade para toda a comunidade escolar, o Instituto Ayrton Senna tem apoiado redes de ensino dando suporte no desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes, a partir do programa Volta ao Novo.

Com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a iniciativa chegou a 26 unidades federativas e em centenas de municípios brasileiros. Como forma de compartilhar as boas práticas dessa formação, o Instituto realiza uma live no dia 14 de dezembro (terça-feira), às 18h. O evento aberto e gratuito será transmitido pelo canal do Instituto no Youtube.

O encontro contará com a participação de Roberto Campos, vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto, Leila Soares Perussolo, secretária de educação do estado de Roraima e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP. A live marcará também o lançamento de um e-book com os aprendizados do Volta ao Novo, que poderão inspirar boas práticas de educação integral pela rede pública.

Volta ao Novo

Durante dois anos, o Volta ao Novo apoiou redes estaduais e municipais de educação com formações e materiais voltados para a instrumentalização dos profissionais para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

O objetivo central do projeto foi fomentar soluções capazes de promover o acolhimento da comunidade escolar diante dos possíveis efeitos do isolamento social no bem-estar e permitir o desenvolvimento de estratégias para a recuperação da aprendizagem a partir de competências consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com o outro e autogestão.

Ao longo da ampliação das formações, o Volta ao Novo se adaptou a diferentes contextos, ganhando novas cores e contornos, sem perder a sua essência de apoio à formação socioemocional. Na parceria com o Consed, o programa contou com aporte da BRK Ambiental, que apoiou diretamente o desdobramento das ações formativas nas redes de ensino de Alagoas, Goiás, Minas Gerais e Tocantins.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde