O Volta ao Novo foi criado pelo Instituto Ayrton Senna, durante a pandemia da Covid-19, para apoiar o desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes de escolas públicas.

Longe da escola e diante de um cenário de insegurança e medo, a comunidade escolar passou a demandar maior suporte no desenvolvimento socioemocional, que fosse levado de maneira intencional e planejada, para apoiá-la a seguir fortalecida nesse momento.

Olhando para este desafio, o Instituto Ayrton Senna reuniu seus principais conhecimentos sobre competências socioemocionais, acumulados ao longo de mais de uma década de pesquisas científicas sobre o tema, e lançou a iniciativa Volta ao Novo.

Em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Volta ao Novo apoiou secretarias estaduais e municipais de educação por meio de encontros e conteúdos formativos com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes.

Entre 2020 e 2021, o Volta ao Novo chegou em redes de todo o país para auxiliar no planejamento do ensino remoto e na retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e educação integral.


CONSED

O Volta ao Novo em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação ofereceu apoio às secretarias estaduais para que multiplicassem informações e práticas sobre as competências socioemocionais, ressaltando sua importância para o acolhimento da comunidade escolar diante dos possíveis efeitos do isolamento social no bem-estar de estudantes e educadores.

Lançada em julho de 2020, a iniciativa abordou as cinco macrocompetências trabalhadas nas iniciativas do Instituto e consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com o outro e autogestão. Ao todo, 26 secretarias de Educação aderiram ao programa, que contou com apoio financeiro da BRK Ambiental.

Na primeira fase, em 2020, cada secretaria indicou até dois técnicos, que participaram de encontros online com os especialistas do Instituto, e depois puderam multiplicar as informações na rede de ensino. Para envolver e sensibilizar também professores e famílias, o Instituto transmitiu cinco lives, uma sobre cada macrocompetências socioemocional, e disponibilizou materiais de apoio com dicas práticas para o desenvolvimento intencional de competências socioemocionais de professores e estudantes. Confira os materiais abaixo.

Em uma segunda fase do programa, em 2021, novamente com aporte da BRK Ambiental, o Instituto apoiou diretamente o desdobramento das ações formativas nas redes de ensino de Alagoas, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. As ações diretas visaram garantir o aprofundamento temático das competências socioemocionais de forma planejada nas escolas.

Ainda em 2021, os representantes das redes estaduais serão convidados a participarem de novos encontros on-line, com o objetivo de compartilhar experiências e desafios e fortalecer o grupo, por meio do acompanhamento do desdobramento dos planos de ação do cascateamento do conhecimento compartilhado em 2020, na primeira fase. 

Lives e conteúdos de apoio

Assista na íntegra dicas e informações compartilhadas pela professora do Mato Grosso do Sul, Patrícia Silva e especialistas do Instituto Ayrton Senna.

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Resilência Emocional".

Assista reflexões de educadores e especialistas sobre a importância de características como imaginação criativa, interesse e curiosidade para aprender, todas inclusas na macrocompetência Abertura ao Novo.

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Abertura ao Novo".

Assista a live que dá luz as competências socioemocionais relacionadas à autogestão, que são cada vez mais fundamentais para tempos complexos, como foco, determinação e persistência.

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Autogestão".

Entenda a importância de habilidades como empatia, respeito e confiança na live que discute as habilidades da macrocompetência socioemocional Amabilidade, com especialistas e educadores. 

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Amabilidade". 

Conheça a macrocompetência socioemocional que está associada a interações sociais e ao interesse pelo mundo, que podem apoiar com o desenvolvimento de relações interpessoais significativas e voltadas aos aspectos positivos de cada situação.

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Engajamento os com outros".


UNDIME

Na disseminação junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o Volta ao Novo foi dividido em duas fases: em 2020, o programa teve foco nas competências socioemocionais e na sua importância para o acolhimento da comunidade escolar durante o isolamento e no planejamento para o retorno às aulas presenciais. Essa primeira fase refletiu o formato do Consed, com cinco lives quinzenais de sensibilização, uma sobre cada macrocompetência socioemocional.

As transmissões foram seguidas por encontros formativos entre técnicos da entidade e especialistas do Instituto. Juntos, eles se aprofundaram em cada macrocompetência e desenvolveram planos e estratégias de cascateamento para as redes municipais de ensino.

Na segunda fase do programa, em 2021, os multiplicadores foram convidados a refletir sobre a redução dos prejuízos de aprendizagem na pandemia, a eliminação de desigualdades resultantes de diferenças no contexto de cada criança e jovem, e a ampliação das oportunidades de avanços para todos.

Para isso, além das competências socioemocionais, ainda serão abordadas três temáticas:  Motivação para Aprendizagem, Alfabetização/Correção de Fluxo e Educação Integral. 

Lives e conteúdos de apoio

Emoções como estresse, frustração e baixa autoestima podem ser gerenciadas a partir do desenvolvimento intencional da macrocompetência Resiliência Emocional, assista a live para saber mais.

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Resiência emocional".

Conheça como o desenvolvimento da macrocompetência socioemocional Abertura ao Novo pode apoiar na resolução de problemas, a partir de curisiodade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico. 

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Abertura ao novo".

Estudos mostram que a autogestão está associada ao uso mais eficiente de estratégias de resolução de problemas e tendência a sentir menos cansaço e maior realização nas tarefas do dia a dia, assista para saber mais.

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Autogestão".

Estudos indicam que pessoas com amabilidade desenvolvida tendem a construir relações interpessoais de qualidade, promovendo um ambiente mais acolhedor, afetuoso e produtivo. Assista a live para saber mais. 

Clique no botão para fazer download do material "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Amabilidade". 

Estudos mostram que o engajamento com os outros está associado vom o bom desempenho no trabalho, bem-estar psicológico próprio e entusiamo para desenvolver relações interpessoais significativas e voltadas aos aspectos positivos de cada situação. Conheça mais detalhes na live. 

Clique no botão para fazer download do material de apoio "Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais - Engajamento os com outros".


O efeito na prática

Ao longo da ampliação das formações, o Volta ao Novo se adaptou a diferentes contextos, ganhando novas cores e contornos, sem perder a sua essência de apoio à formação socioemocional. Veja abaixo como ele está se tornando realidade na rede pública.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Captcha obrigatório
Obrigado. Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!