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Integração Curricular e a BNCC – Capítulo 5

Saiba mais sobre o que é integração curricular e como colocá-la em prática de acordo com a BNCC

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Agenda Ico 4 dez 2022
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O que é integração curricular

A integração curricular é o agrupamento de disciplinas, antes separadas, em uma proposta unificada no currículo. O modelo de integração curricular tem várias possibilidades de organização, mas em todas elas é preciso um esforço consciente da equipe escolar em tratar o conhecimento de forma integrada. Sendo assim, o currículo escolar pode já prever essa dimensão integradora ou os elementos que podem fazer a integração curricular acontecer na prática.

A integração curricular pode acontecer na organização das disciplinas por áreas de conhecimento, e na utilização de metodologias ativas de forma intencional, por exemplo.  Ela é muito importante para o desenvolvimento integral dos estudantes, pois se os componentes curriculares não se integram e não favorecem a conexão entre os diferentes conteúdos, métodos e visões de mundo de cada matéria, não será possível formar um sujeito pleno e integral.

Para saber mais, acesse os materiais do Instituto Ayrton Senna:

Currículo escolar: do apoio às práticas pedagógicas à elaboração e implementação 

Caminhos para a Educação Integral: Saberes e Fazeres Docentes na Constituição de um Currículo Integrado

Integração curricular e a BNCC

A integração curricular na BNCC fica evidente na orientação às escolas em promover um currículo interdisciplinar. Logo na introdução do documento, a integração curricular com o objetivo de integrar conhecimentos e promover o desenvolvimento integral dos estudantes fica evidente:

“Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência,
incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em
escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora“, BNCC, 2018

Ao longo do documento, também há a indicação de promover maior integração também entre séries escolares e áreas do conhecimento:

“Habilidades devem ser consideradas sob as perspectivas da continuidade das aprendizagens e da integração dos eixos organizadores e objetos de conhecimento ao longo dos anos de escolarização (…) Na formação geral básica, os currículos e as propostas pedagógicas devem garantir as aprendizagens essenciais definidas na BNCC e contemplar (…) , a integração e articulação das diferentes áreas do conhecimento “, BNCC, 2018

 

Como mencionar a integração curricular no texto introdutório do currículo

A integração curricular no texto introdutório de um currículo deve ser considerada de forma a orientar a escrita de todo o documento em relação às áreas do conhecimento, das didáticas, da formação continuada dos professores e do desenvolvimento integral dos estudantes.  Sendo assim, anunciar as premissas para que a integração curricular seja um objetivo escolar é uma das funções do texto introdutório dos currículos.

Veja onde e como a integração curricular pode ser incluída no texto:

  • Visão de estudante e de educação: Discutir as consequências da fragmentação do conhecimento na formação dos estudantes 
  • Diretrizes do que o estudante deve saber: Contextualizar sobre a necessidade da integração curricular para além da temática. Destaque a importância de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e de avaliações formativas.
  • Temas contemporâneos: Indique como integrar os temas eleitos aos elementos estruturantes da educação integral.

Vale lembrar que, além do texto introdutório, a integração curricular também deve constar nas concepções das áreas do conhecimento e nas orientações didáticas do currículo.

Confira na imagem onde é possível incluir a integração curricular:

 

Escrevendo o texto introdutório do currículo

O texto introdutório do currículo, para atingir os objetivos propostos na BNCC, deve percorrer algumas etapas. Como visto ao longo do guia, diversos elementos devem estar presentes, como a integração curricular, o desenvolvimento integral e o perfil dos estudantes da Educação Básica.

Confira abaixo algumas perguntas que você deve responder ao longo da elaboração da introdução do currículo: 

  • O texto é objetivo?
  • O texto é claro?
  • O texto traz justificativas contundentes e referências a marcos legais que respaldam a nova proposta curricular?
  • O texto é coerente com a concepção de educação integral definida pela BNCC?
  • O texto traz princípios claros e alinhados com a BNCC?
  • O texto é coerente com a concepção de competência definida pela BNCC?
  • O texto define objetivos de aprendizagem e desenvolvimento considerando as 10 competências gerais da BNCC?
  • O texto alinha-se com princípios de equidade, qualidade, contemporaneidade, inclusão e diversidade destacados pela BNCC?
  • O texto faz conexão entre a educação e a construção de um projeto de sociedade (país, estado, município)?
  • O texto considera o contexto, a cultura, as especificidades e a participação dos estudantes?
  • O texto traz orientações em relação a abordagens pedagógicas e de gestão imprescindíveis à implementação do currículo?
  • O texto faz menção às demais políticas educacionais que precisarão ser revistas para permitir a plena implementação do currículo?
  • O texto faz referência à importância do Regime de Colaboração para que o currículo seja implementado?

 

Para saber mais sobre o currículo escolar e a BNCC, continue navegando pelo Guia Digital:

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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COMENTÁRIOS

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Comentários (1)
  • maria denize disse:
    Para atingir os objetivos propostos os educandos devem trabalhar as seguintes etapas: A sensibilização, onde esta identifica a percepção espacial e temporal dos indivíduos na sociedade sobre o ambiente local e global, o educando levanta quais são as representações sociais, as ideias de natureza dos indivíduos com o meio ambiente. Em seguida deve se trabalhar o conhecimento e habilidades onde este visa por meio de uma base teórico-conceitual, ao reconhecimento da crise ambiental e suas consequências, possuir conhecimento com antecedência para alcançar o saber científico. A próxima etapa é a mobilização e projeção, os cidadãos com conhecimento buscam soluções para os problemas identificados. E a quarta etapa e última é a ação ambiental, participação e multiplicação, onde este procura a realização de ações na prática e multiplicação dos conhecimentos já adquiridos.
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