fbpx

Saiba como desenvolver o Respeito dos estudantes na escola

Veja dicas e atividades para promover essa competência socioemocional

3 MIN
28 jun 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Você sabia que é possível desenvolver o Respeito na escola de forma intencional? Essa é uma competência socioemocional que consiste em tratar as pessoas com bondade, consideração, lealdade, tolerância e justiça, da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. Ela faz parte das competências de Amabilidade, grupo de competências que indicam o grau com que uma pessoa é capaz de agir baseada em princípios e sentimentos de compaixão, justiça e acolhimento. Também se refere à tendência a agir de modo cooperativo e não egoísta, preocupando-se em ajudar os demais e ser solidário.

Saiba mais sobre Competências Socioemocionais

Na escola, desenvolver e praticar o respeito é fundamental para estabelecer vínculos significativos entre estudantes e professores, promover o pertencimento escolar dos jovens e prevenir situações de bullying e violência escolar. Estudantes com maior nível de amabilidade tendem a ser mais eficazes em negociar e gerenciar conflitos, mostrando-se mais flexíveis nas negociações, capazes de desenvolver um clima construtivo, por exemplo.

Dicas de como desenvolver o respeito na escola

Confira algumas formas de promover o respeito nos estudantes:

  • Dê condições para que a turma conheça e respeite cada estudante, aceitando e valorizando seus saberes e a várias formas de aprender;
  • Mostre-se mobilizado e aberto para novas ideias, incentivando a turma a também conhecer e considerar propostas e opiniões diversas,
  • Coloque-se como parceiro do estudante e incentivar que façam o mesmo com os colegas. Para isso, oriente de forma cuidadosa e respeitosa todos os processos de uma atividade ou projeto e ensine aos integrantes de um time de trabalho a apoiar uns aos outros.

Atividades para desenvolver o Respeito na escola

Confira atividade para realizar com estudantes do Ensino Fundamental 1:

  • Construa com sua turma o “varal dos comportamentos que quero ter”, no qual ficarão diariamente expostos exemplos de atitudes que dialogam com os combinados escolares.
  • Para a montagem do varal, apresente a proposta aos estudantes solicitando que cada criança desenhe, pinte e/ou escreva um bom comportamento que teve, gostaria de ter ou que observou em algum colega.
  • Peça que cada estudante conte sobre os comportamentos que registraram e, no momento em que pendurarem esses registros no varal, promova uma discussão sobre a importância dessas posturas para uma convivência respeitosa.

Confira atividade para realizar com estudantes do Ensino Fundamental 2:

  • Convide os estudantes para uma roda de conversa sobre o que é tratar os outros com respeito. Amplie essa discussão questionando: “Vocês concordam com a frase: respeite os mais velhos?”. Problematize: “Por que devemos respeitar os mais velhos?”, “É a idade que define quem merece ser respeitado?”
  • Ajude-os a significar o exercício da competência respeito como prática que visa a demonstrar consideração pelos direitos e sentimentos dos outros e não apenas como uma regra inquestionável

Confira atividade para realizar com estudantes do Ensino Médio:

  • Após um debate na escola, ou outro exemplo que possibilite uma análise crítica, converse sobre algumas posturas que demonstraram respeito aos sentimentos, desejos, direitos, crenças ou tradições dos participantes.
  • Ajude-os a perceberem quais são essas posturas citando, por exemplo, que deixar outro debatedor expressar sua opinião sem interrupções e escutá-la cuidadosamente para apenas depois apresentar os seus argumentos e propostas é uma forma de demonstrar respeito.
ACESSE O NOSSO E-BOOK E SAIBA MAIS SOBRE O RESPEITO NA ESCOLA

Quer ficar por dentro de todas as novidades do Instituto Ayrton Senna? Cadastre-se na nossa Newsletter. Deixe o seu email no  formaulário abaixo.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde