Materiais de referência sobre a BNCC
Veja referências sobre a BNCC e acesse alguns materiais sobre currículo escolar. Confira:
Guia de competências gerais
Autor: Nova Escola.
Curso gratuito sobre as 10 Competências Gerais da BNCC
Autores: Nova Escola, Fundação Lemann e Inspirare.
BNCC na prática
Autor: SOMOS Educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS AO LONGO DO GUIA SOBRE A BNCC
Marcos legais da educação
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. Brasília: DF, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Ministério da Educação. Brasília: DF, 1996.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Ministério da Educação. Brasília: DF, 1997.
BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014.
Materiais sobre Visão de estudante
BATES, Tony. Educar na era digital – Design , ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional/ABED Associação Brasileira de Educação a Distância, 2016.
DEWEY, John. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
Referências sobre Desenvolvimento Pleno
AUERBACH, Randy; ABELA, John e RINGO HO, Moon-Ro. “Responding to symptoms of depression and anxiety: Emotion regulation, neuroticism and engagement in risky behaviors”. Behaviour Research and Therapy, 45(9), 2009.
BARROS, Ricardo Paes de; COUTINHO, Diana; GARCIA, Beatriz Silva e MACHADO, Laura Muller. O desenvolvimento socioemocional como antídoto para a desigualdade de oportunidades. Relatório técnico INAF 2016. São Paulo: Instituto Ayrton Senna e Instituto Paulo Montenegro, 2016.
COOPER, Lynne; AGOCHA, Bede e SHELDON, Melanie. “A motivational perspective on risky behaviors: The role of personality and affect regulatory processes”. Journal of Personality, 68(6), 2000.
CUNHA, Flávio; HECKMAN, James e SCHENNACH, Susanne. “Estimating the Technology of Cognitive and Non-Cognitive Skill Formation”. Econometrica, 78(3), 2010.
DUCKWORTH, Angela e SELIGMAN, Martin. “Self-Discipline Outdoes IQ in Predictng Academic Performance of Adolescents”. Psychological Science, 16(12), 2005.
DUCKWORTH, Angela; LEE, Grant; HEIDI, Loew; BENJAMIN, Oettingen Gabriele e GOLLWITZER, Peter. “Self-regulation strategies improve self-discipline in adolescents: benefits of mental contrasting and implementation intention”. Educ. Psychol, 31, 2011.
DUNCAN, Greg e MAGNUSON, Katherine. “The Nature and Impact of Early Achievement Skills, Attention Skills, and Behavior Problems”. In: Whither Opportunity: Rising Inequality, Schools, and Children’s Life Chances,. New York: Russell Sage, 2011.
GALLO, William; ENDRASS, Jérôme; BRADLEY, Elizabeth; HELL, Daniel e KASL, Stanislav. “The Influence of Internal Control on the Employment Status of German Workers”. Schmollers Jahrbuch, 123(1), 2003.
HUTZ, Cláudio e NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva. Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
JOHN, Oliver; PRIMI, Ricardo; DE FRUYT, Filip e SANTOS, Daniel. “Competências Socioemocionais no INAF 2015: Estrutura, Histórico e Avaliação”. Relatório técnico INAF 2016. São Paulo: Instituto Ayrton Senna e Instituto Paulo Montenegro, 2016.
MARTIN, Roy. “Acvity Level, Distracbility and Persistence: Crical Characteriscs in Early Schooling”. In: Temperament in Childhood. Chichester: John Wiley and Sons Ltd, 1989.
PRIMI, Ricardo; ZANON, Christiano; SANTOS, Daniel; DE FRUYT, Filip e JOHN, Oliver. “Can they make adolescent self-reports of social-emotional skills more reliable, discriminant, and criterion-valid?”. European Journal of Psychological Assessment, 32, 2016.
ROSENBERG, Morris. Society and the adolescent self-image. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1965.
SANTOS, Daniel e PRIMI, Ricardo. Resultados preliminares do Projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de Janeiro. São Paulo, 2014.
SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo e MIRANDA, Jéssica Gagete. “Socio-emotional development and learning in school”. Relatório Técnico a ser publicado, 2017.
VITARO, Frank; BRENDGEN, Mara; LAROSE, Simon e TREMBLAY, Richard. “Kindergarten Disruptive Behaviors, Protective Factors, and Educational Achievement by Early Adulthood”. Journal of Educaonal Psychology, 97(4), 2005.
Referências sobre Integração curricular
INSTITUTO AYRTON SENNA. “Diretrizes para a política de educação integral: Solução Educacional para o Ensino Médio”. Caderno 2: Modelo Pedagógico – princípios, metodologias integradoras e avaliação da aprendizagem. São Paulo, 2014.
Para ver outras referências sobre a BNCC, acesse os demais capítulos do Guia Especial sobre a BNCC:
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.