Os consumidores depositam cada vez mais expectativas nas empresas - um estudo feito pela Ipsos Brasil em 2019 mostra que elas ultrapassam a relação de compra e venda. Para se ter uma ideia, 78% dos consumidores concordam que são esperadas das empresas ações para apoiar as transformações sociais do país. E essa relação entre responsabilidade social e confiança é válida para todos os setores.
Neste sentido, o Instituto Ayrton Senna tem atuado para conectar empresas ao propósito da educação em uma relação de benefício mútuo. O ano de 2019 consolidou na organização o Marketing Relacionado à Causa, ferramenta que alinha as estratégias de marketing da empresa com as necessidades da sociedade, trazendo benefícios para a causa e para os negócios.
Empresas parceiras de longa data reafirmaram seu apoio à educação pública de qualidade. Um dos projetos de Marketing Relacionado à Causa mais antigos do país, o Instituto Ayrton Senna Itaucard, que existe desde 1996, foi relançado em 2019 com novo design, funcionalidades e benefícios.
Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Ayrton Senna foi parceiro do McDonald’s no McDia Feliz, uma das maiores campanhas sociais do país. A ação da Arcos Dorados destina todo o dinheiro arrecadado neste dia com a venda dos sanduíches Big Mac para instituições que atuam pela educação e saúde. O Instituto fez uma grande mobilização para a pré-venda de vouchers antecipados Big Macs para empresas parceiras - dentre elas, as que mais se engajaram foram, Instituto Cyrela, JP Morgan, Microsoft e Stefanini. Os parceiros utilizaram os tíquetes em ações de endomarketing e engajamento de seus públicos relevantes. No dia do evento, todo o time esteve presente nos restaurantes da rede na capital paulista.
Também fortaleceram os laços com a educação CCR, Cinépolis, Compactor, English Live, Melitta, PBKids, Regispel e VISA.
Em 2019 também chegaram novos parceiros para alavancar ainda mais nossos projetos educacionais. A Lenovo passou a destinar um valor ao Instituto para cada venda no varejo de equipamento das linhas Yoga, Ideapad ou Legion. O sucesso da campanha se deu por ações de engajamento com diversos stakeholders, entre elas um jantar de lançamento, a criação dos materiais de ponto de venda e treinamento de vendedores do varejo. Mas isso não seria possível sem o engajamento interno; Todos os colaboradores, desde o escritório até planta industrial, se envolveram. Já a Sustagen destinou todo o lucro incremental das vendas de Sustagen Kids do mês de outubro para o Instituto Ayrton Senna. A campanha, que ressaltou a importância da nutrição aliada à educação de crianças e jovens, ainda contou com grande engajamento dos funcionários da empresa. Com a Cabify realizamos a campanha Gorjeta Campeã. Nela, o valor dado pelos usuários em gorjeta ao motorista, a empresa destinava a mesma quantia para o Instituto Ayrton Senna.
Juntos, Instituto e empresas estão fazendo com que mais crianças e jovens tenham acesso a uma educação integral, que prepara indivíduos para o século 21.
TENDÊNCIAS DO MARKETING DE CAUSA
Ao lado da Ipsos Brasil, Cause e do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, o Instituto Ayrton Senna realizou em outubro o 3º Fórum de Marketing Relacionado à Causa. O evento foi uma oportunidade de apresentar tendências sobre o tema no Brasil e no mundo. Participaram organizações como Itaú, Magazine Luiza, Reserva, Mãe Terra e Editora Mol, além de nomes como Marc Tawil, diretor da agência de comunicação Tawil, Fê Cortez da ONG Menos 1 Lixo e Cris Bartis do podcast Mamilos.
EDUCAÇÃO NO DNA
As parcerias institucionais são fundamentais para que o Instituto Ayrton Senna continue desenvolvendo projetos educacionais alinhados aos desafios do século 21. Em 2019, várias empresas se mantiveram conectadas à este propósito e nos ajudaram a levar educação de qualidade à diversos territórios: BIC Foundation, Boeing, Fedex, FMC, Fundação Grupo Volkswagen, Instituto Natura, Instituto Positivo, Julius Bär, Linx, SAP e Visa.
A Fundação Banco do Brasil possibilitou a implementação de 7 componentes educacionais de alfabetização em 17 territórios por todo o Brasil. Totalizando mais de 25 mil formações de educadores, responsáveis pela plena alfabetização de mais de 720 mil crianças.
O Instituto ainda contou mais um ano com o apoio das empresas do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais. O 6º Fórum LIDE de Educação e Inovação, aliás, teve participação da presidente do Instituto, Viviane Senna, em reflexões sobre o desenvolvimento das competências necessárias para a melhoria da educação no país.
Através do salary donation, ferramenta que possibilita a doação direta dos funcionários via folha de pagamento, participaram colaboradores das empresas Accenture, Bayer, BCG, BNP Paribas, Buscapé, Castrol, GFK, Lenovo Foundation, P&G e SAP. Como engajamento, vários dos parceiros dobraram o valor da doação do colaborador reafirmando seu comprometimento com a causa.
Também apoiaram o Instituto: Amil, Consórcio Tradição, Cred System, Galzerano, Innova, Instituto FAR - Hinode, Instituto Alair Martins, Instituto MRV, Integration, IQ, KIA, Localiza, Maubisa, Rede, Sanhidrel e UBS.
EDUCAFÉ
O Instituto Ayrton Senna realizou um episódio muito bem-sucedido do Educafé, um evento para aproximar nossos parceiros à nossa atuação em um ambiente de troca de ideias e experiências. A edição contou com a participação de Murilo Gun, especialista em criatividade para solução de problemas que conversou com os convidados sobre projetos relacionados a educação de crianças e jovens.
A edição contou ainda com a apresentação da Cortex Intelligence, plataforma que apoia a gestão da reputação de marcas. A organização mostrou a influência da imprensa e o impacto do Instituto na pauta de educação. Direcionando possibilidades nas parcerias firmadas com o Instituto Ayrton Senna.