publicado em 22 de julho de 2021

Como monitorar competências socioemocionais pode ajudar na educação integral durante a pandemia?

Conheça o material que vai lhe apoiar com o trabalho e monitaramento de competências socioemocionais. Acesse para fazer download!

Não é novidade que o século 21 é marcado por mudanças constantes, avanços tecnológicos, mercado de trabalho em movimentação contínua e outros desafios -como a pandemia, que evidenciou a necessidade de saber lidar com esse mundo em transformação. A educação, mais do nunca, precisa desenvolver estratégias que visem o desenvolvimento pleno dos estudantes, apoiando-os a agir com mais autonomia para fazer as escolhas de seu projeto de vida. Na situação atual, educadores se esforçam para que o isolamento social não signifique perda de aprendizagem ou evasão escolar.

As competências socioemocionais são excelentes aliadas, pois podem contribuir para o desempenho, para o pertencimento escolar e para muitas outras realizações, sendo fundamentais para a concretização da educação integral. Mas sabemos que não é possível – nem eficiente – tentar trabalhar todas as competências socioemocionais ao mesmo tempo. Monitorá-las de forma bem estruturada é a única forma de conhecer aquelas que já estão bem desenvolvidas e as que precisam ser mais fortalecidas, sabendo o que priorizar. Com evidências, é possível escolher estratégias mais efetivas, inclusive para lidar com as consequências do isolamento social.

Criamos um documento para te ajudar nesse processo. Nele, você vai encontrar:

  • O que são competências socioemocionais?
  •  Como podemos entender a situação dos estudantes em cada competência?
  • O que diz a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)?
  • E quando uma das maiores redes de ensino faz esse monitoramento?
  • Como podemos olhar para essas competências de maneira estratégica?