fbpx

Estante do Educador

Buscamos apoiar professores e gestores escolares em sua prática diária, e uma das formas de fazer isso é quando disponibilizamos conteúdos gratuitos que contribuem para a concretização da educação integral.

Neste espaço, você encontra ebooks, guias e materiais que podem ser incorporados às práticas e vivências de educadores, fortalecendo a qualidade do ensino e promovendo experiências educacionais enriquecedoras.

O Instituto Ayrton Senna reconhece a complexidade da busca por uma educação de qualidade, destacando a necessidade de abordagens abrangentes para enfrentar os diversos desafios educacionais.

Com uma visão holística, nossas propostas inovadoras são fundamentadas em evidências, alinhadas aos referenciais curriculares e conectadas às dificuldades da educação brasileira.

Em nossa estante, oferecemos recursos práticos, como e-books e materiais, a fim de apoiar educadores no cotidiano com atividades, planejamento, relatos de experiências e práticas inspiradoras. Para interessados em conteúdos mais teóricos, a estante de pesquisas e o eduLab21 proporcionam leituras complementares aos guias temáticos e às páginas especiais do Instituto.

Um menino utiliza um computador para aprender sobre os benefícios da programação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Pensamento Computacional

Benefícios da programação computacional em práticas pedagógicas

Material desenvolvido durante iniciativa Letramento em Programação, e que aborda a conexão do desenvolvimento do pensamento computacional com a educação integral.

Download
Uma professora está discutindo ideias para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com foco na resiliência emocional, para um grupo de crianças em uma sala de aula.
Educação Integral

Educação integral para o século 21: O desenvolvimento pleno na formação para a autonomia

Material apresenta a educação integral e as competências socioemocionais necessárias aos jovens e adolescentes para viver com autonomia no século 21.

Download
Uma lâmpada com os dizeres 'Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais'.
Macrocompetência

Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Abertura ao novo

Conheça mais as competências curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico e algumas sugestões de como desenvolvê-las entre estudantes da Educação Básica...

Download
A capa do livro apresenta ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais, com foco específico na resiliência emocional.
Macrocompetência

Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Resiliência emocional

Conheça mais as competências autoconfiança, tolerância ao estresse e tolerância à frustração e algumas sugestões de como desenvolvê-las entre estudantes da Educação Básica...

Download
Logotipo com engrenagens e a palavra 'autogesto', pensado para promover o desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial a resiliência emocional.
Macrocompetência

Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Autogestão

Conheça mais as competências foco, organização, determinação, persistência e responsabilidade e algumas sugestões de como desenvolvê-las entre estudantes da Educação Básica e...

Download
Um coração azul com as palavras 'ideias para o desenvolvimento em cidadão de resiliência emocional'.
Macrocompetência

Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Amabilidade

Conheça mais as competências respeito, empatia e confiança e algumas sugestões de como desenvolvê-las entre estudantes da Educação Básica e professores.

Download
7 metodologias e praticidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais, incluindo ideias para aumentar a resiliência emocional.
Educação Integral

7 metodologias e práticas de ensino que apoiam a educação integral

Conheça metodologias ativas para levar a educação integral para estudantes das diferentes etapas da Educação Básica.

Download
O Instituto Ayrton Senna tem como foco o desenvolvimento de competências socioemocionais, com destaque para o fortalecimento da resiliência emocional.
Memórias e Depoimentos

Uma viagem pelos caminhos da educação, Instituto Ayrton Senna

Livro que reúne experiências dos programas Se Liga e Acelera entre 2003 e 2011 relatadas pelos próprios estudantes, professores e gestores.

Download
Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Resiliência emocional nas escolas.
Competências Socioemocionais

As competências socioemocionais no cotidiano das escolas

Material sobre competências socioemocionais dos estudantes elaborado em 2018, momento em que Instituto estava amadurecendo sua pesquisa no tema e agregando diversas visões sobre...

Download
Descrição: Desenvolvimento de competências socioemocionais com foco na resiliência emocional.
Currículo Escolar

Currículo escolar: da elaboração à implementação

Material voltado para educadores e gestores escolares sobre a importância do currículo para a implementação da BNCC e visão de educação integral na escola.

Download
Descrição: Um grupo de crianças brincando com legos no chão, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.
Educação Integral

Educação integral: um caminho para o desenvolvimento pleno dos estudantes

Se aprofunde nos marcos fundamentais e teóricos da educação integral e também entenda como ela pode acontecer na prática.

Download
Com ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a resiliência emocional, proporcionamos uma educação integral na praticidade.
Educação Integral

Metodologias para a educação integral

Conheça algumas metodologias para levar a educação integral para a sala de aula, como a presença pedagógica, aprendizagem colaborativa, problematização, entre outras.

Download
Boné de formatura com os dizeres a gesto escolar posso idolo social, simbolizando o desenvolvimento da resiliência emocional.
Gestão Escolar

A gestão escolar pós-isolamento social: fichas para planejamento

Material elaborado para o período de pandemia da Covid-19 que traz eixos relevantes para a condução de uma gestão escolar comprometida com a educação...

Download
Como selecionar um currículo escolar inovador com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais, como resiliência emocional?
Gestão Escolar

Como ser um gestor inovador?

Material que aborda importância de uma gestão qualificada nas escolas e estratégias e metodologias para alcançá-la.

Download
Descrição: Superação jovem - superação jovem - superação jovem.

Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Resiliência emocional
Educação Integral

SuperAção Jovem – Aprendizados e conquistas em uma experiência de educação integral

Material produzido no âmbito de parceria do Instituto com a Secretaria de Educação do Estado de SP para implementação da iniciativa SuperAção Jovem. Ebook...

Download
Um grupo de pessoas rodeadas por um coração e flechas, promovendo o desenvolvimento da resiliência emocional.
Competências Socioemocionais

Volta às aulas e as competências socioemocionais dos estudantes

Conteúdo desenvolvido durante período de volta às aulas presenciais após isolamento social devido à pandemia. Traz orientações para o professor articular o desenvolvimento intencional...

Download
Descrição: Caminhos para o desenvolvimento de competências socioemocionais, incluindo resiliência emocional.
Educação Integral

Caminhos para educação integral: saberes e fazeres docentes na constituição de um currículo integrado

Ebook produzido no âmbito de parceria do Instituto com a Secretaria de Educação de Santa Catarina. Traz boas práticas e experiências em relação à...

Download
Um fio de mercado se conecta como um varejo, praticidades de investidores inovadores na construção de uma colcha empresarial.
Gestão Escolar

Um fio, um retalho, uma colcha: práticas de gestores inovadores

Ebook produzido no âmbito de parceria do Instituto com a Secretaria de Educação de Santa Catarina. Traz práticas de gestão inovadora e estratégias para...

Download
VER MAIS
Aguarde