fbpx

Instituto Ayrton Senna participa de fórum internacional da UNESCO

Convite foi realizado ao eduLab21, laboratório de ciência para a educação do Instituto

3 MIN
30 nov 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

A convite da UNESCO, na última semana de outubro o Instituto Ayrton Senna participou de fórum internacional promovido pela organização em Paris. Gisele Alves, gerente-executiva do eduLab21, laboratório de ciências para a educação do Instituto, participou da ocasião representando a organização. Desde 2004, o Instituto é certificado como uma Cátedra UNESCO em Educação e Desenvolvimento Humano devido às suas contribuições para a área e vasto trabalho com a educação pública no Brasil.

Com o objetivo de debater e alinhar políticas educacionais e ciências da aprendizagem, o evento reuniu especialistas, filantropos, decisores políticos, educadores e cientistas, e também reconheceu esses atores por sua contribuição ao tema. Dentre os convidados também estavam representadas organizações reconhecidas como Cátedras UNESCO, entre elas a brasileira Rede CpE, também parceira de pesquisa do Instituto Ayrton Senna.

Cátedra UNESCO

Durante os trabalhos do fórum, a especialista Gisele Alves apresentou a experiência e contribuição do Instituto Ayrton Senna para a educação pública brasileira. Ademais, também ressaltou o trabalho do eduLab21 e achados recentes de pesquisa, bem como relatou alguns processos do laboratório como rede de pesquisadores.

Conheça o eduLab21

Aliança global UNESCO

No decorrer da discussão, após todos trazerem suas colaborações e discutirem sobre os mais recentes insights dos campos da ciência da aprendizagem, o grupo estabeleceu uma aliança global de redes de Ciência da Aprendizagem.

Entre as medidas, os presentes recomendaram que a UNESCO, devido ao seu papel intelectual e técnico na educação, facilita o trabalho da aliança global e seja mediadora do conhecimento sobre ciências da aprendizagem no mundo por meio da sua ampla rede de escritórios locais e institutos especializados.

A aliança global pela Ciência da Aprendizagem também estabeleceu como objetivos melhorar a produção e aplicação de conhecimento científico em políticas e práticas educacionais, promover uma comunidade de prática sobre o tema e cooperação internacional e ampliar a interação recíproca entre cientistas e decisores políticos.  O acordo também estabeleceu como objetivos embasar cientificamente debates políticos, promover uma abordagem interdisciplinar da inovação educacional e reforçar a capacidade, especialmente do sul global, em enfrentar as múltiplas crises e desafios na educação.

“Entre os muitos insights desta experiência, um é o de que não estamos sozinhos, seja em nossas dores no Brasil, seja em nossos esforços em busca de soluções”, afirmou Gisele Alves.

Conheça a Cátedra UNESCO Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde