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Experiências de educação integral em tempo integral no Ensino Médio inspiram educadores em Santa Catarina

5 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

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Nas últimas semanas de julho, educadores de Santa Catarina puderam participar de encontros de discussão, formação e desenvolvimento com a participação do time do Instituto Ayrton Senna.

Nas últimas semanas de julho, educadores de Santa Catarina puderam participar de encontros de discussão, formação e desenvolvimento com a participação do time do Instituto Ayrton Senna. As conversas giraram em torno da iniciativa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI), parceria entre o Instituto e a Secretaria Estadual de Educação que teve início em 2017 e já chega a 31 escolas da rede.

Vivendo em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico, os jovens do século 21 por vezes ainda se deparam com uma escola descolada de sua realidade, que não responde aos seus interesses e anseios. Visando mudar este cenário, a proposta de Ensino Médio Integral em Tempo Integral busca oferecer a estudantes e educadores a oportunidade de construírem uma educação integrando o aprendizado de conteúdos curriculares tradicionais ao desenvolvimento de competências socioemocionais.

Nos dias 16 e 17 de julho, cerca de mil professores e gestores da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina participaram de um momento de desenvolvimento e formação com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a educação integral e sua implementação na rede. Participaram do encontro a presidente do Instituto, Viviane Senna, e o secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni.

Em paralelo a este evento, que era direcionado para profissionais de toda a rede, os educadores das escolas que implementam a parceria com o Instituto Ayrton Senna tiveram também uma outra oportunidade de trocas de experiências e desenvolvimento. Do dia 16 a 19, cerca de 500 professores, 20 coordenadores regionais e 60 diretores e coordenadores pedagógicos foram convidados a trabalhar em equipe no encontro de formação para a reelaboração do Projeto Político Pedagógico da proposta.

Realizada semestralmente, a formação também foi importante para o debate sobre a institucionalização do Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral e a avaliação do modelo pedagógico. “O processo de implementação de um programa do porte do EMITI, que abraça o currículo todo do Ensino Médio e que busca inovar e transformar práticas pedagógicas e de gestão, demanda estudo e reflexão constante”, afirma Renata Monaco, agente técnica sênior do Instituto Ayrton Senna, uma das responsáveis pela formação. “As reuniões pedagógicas foram se tornando espaços de estudo e reflexão das práticas”, diz.

Na mesma semana, o Instituto Ayrton Senna também marcou presença na 14ª edição do Educasul, que aconteceu em Balneário Camboriú (SC) e contou com a participação de mais de 1400 educadores. O evento, que aconteceu nos dias 23 e 24 de julho, reuniu especialistas com o objetivo de discutir sobre práticas inovadoras de sala de aula e os desafios para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dando continuidade às reflexões acerca do EMITI no Estado, Helton Souto, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, e Giana Carla Martins, diretora da Escola Matter Dolorum, levaram aos participantes suas experiências com essa proposta.

Trazendo um breve histórico e contexto sobre a iniciativa, Helton contou sobre como foi possível desenvolver e implementar inovações no Ensino Médio, uma etapa que enfrenta muitos desafios no Brasil. Dado este cenário, o educador compartilhou com seus pares como foi o caminho da implementação: desde o mapeamento da demanda da Secretaria e contato com o Instituto, até trabalho de acompanhamento para que o programa se efetive nas escolas. “Desenvolver, promover, e implementar inovações curriculares no Ensino Médio face os desafios que esta etapa enfrenta é de grande importância, e é muito saudável ver o esforço das redes e do país neste campo com iniciativas como o Novo Ensino Médio e a BNCC”, diz Helton.

Pela voz da professora e gestora Giana Carla Martins, da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, de Capinzal (SC), os participantes puderam conhecer uma experiência real do EMITI, desenvolvido no município desde 2017. Para explicar esta trajetória, a educadora contou a história do desenvolvimento do programa na escola, desde as primeiras dificuldades até os mais recentes resultados. “Para que este programa funcione bem, considero alguns pontos essenciais, como a formação qualificada dos educadores”, opinou Giana. Ao falar sobre a parceria com o Instituto Ayrton Senna, ressaltou que a proposta para o Ensino Médio se revelou muito motivadora e significativa para a escola, resinificando a atuação profissional de cada educador e também dialogando com o estudante. “O EMITI traz uma proposta muito necessária no contexto que vivemos hoje, voltada para a integralidade do ser”, diz.

Entenda a proposta

Acreditando que todo jovem tem potencial para alcançar seus objetivos e transformar sua realidade, o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral busca oferecer aos estudantes oportunidades para que se desenvolvam plenamente, concretizando seus projetos de vida e construindo um novo futuro.

A proposta de educação integral do Instituto Ayrton Senna para o Ensino Médio é desenvolvida em parceria com as secretarias de Educação dos estados. Tendo o desenvolvimento pleno do estudante como premissa, a iniciativa propõe que o currículo escolar seja trabalhado de forma integrada, incentivando o professor a atuar como um mediador do conhecimento. A partir de metodologias de ensino ativas, o desenvolvimento de competências socioemocionais ocorre de forma integrada às aprendizagens do currículo, promovendo a autonomia dos jovens.

No âmbito das secretarias, a proposta oferece novos modelos de gestão, acompanhamento e avaliação, envolvendo professores e gestores em encontros de formação de forma continuada.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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