fbpx

Estudo de caso: doação vinculada fortalece a conexão entre empresas e comunidades

Modalidade de parceria com a iniciativa privada permite que organizações levem educação inovadora e impacto social às comunidades em que estão inseridas.

4 MIN
19 jun 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

A educação é um dos pilares centrais para o desenvolvimento social e econômico de um país. Para que o Brasil possa avançar, é necessário preparar adequadamente as novas gerações com uma educação que seja eficiente no ensino das matérias clássicas, e ainda, desenvolva as competências necessárias para o futuro dos estudantes.

Com apoio de empresas parceiras, o Instituto Ayrton Senna atua em conjunto com redes de ensino de todo o país e, assim, é capaz de levar iniciativas e soluções educacionais para as salas de aula de todo o território brasileiro.

Uma das formas de viabilizar projetos em regiões específicas do país é através de uma modalidade de doação exclusiva a empresas: o Investimento Institucional Vinculado. Nessa mecânica de financiamento, exploramos e endossamos o sentimento de pertencimento que algumas organizações possuem em relação às comunidades onde se localizam.

A modalidade de financiamento permite que empresas façam aportes ao Instituto para viabilizar iniciativas educacionais em localidades específicas do país, como escolhido pelo Instituto BRF, Instituto Helda Gerdau e Ultracargo, que firmaram parceria conosco nessa modalidade de doação.

Em um ano de esforço coletivo já foi possível notar o impacto dos projetos nessas regiões. Confira abaixo detalhes da implementação.

Lucas do Rio Verde (MT), Marau (RS) e Rio Grande do Sul por Instituto BRF

A pandemia de covid-19 marcou afastamento do convívio escolar e social para milhares de estudantes. Em decorrência desse período e de incertezas, no retorno ao presencial, as redes de ensino de diversas regiões do país notaram impactos nos estudantes, tanto em questões ligadas à aprendizagem, mas também nas capacidades de socialização e integração ao ambiente escolar. 
 
Movidos pelo desejo de apoiar as comunidades próximas às instalações da BRF no enfrentamento dos desafios pós-pandêmicos, o Instituto BRF se tornou nosso parceiro financiador pela modalidade de Investimento Vinculado e viabilizou iniciativas educacionais em três territórios brasileiros. 
 
Durantes o ano de 2022, os estudantes de Lucas do Rio Verde (MT), Marau (RS) e do Rio Grande do Sul foram beneficiados com projetos de recuperação da aprendizagem e desenvolvimento de competências socioemocionais, tão importante para o retorno às aulas presenciais

Confira os detalhes:

Assista ao vídeo de conclusão do primeiro ano da iniciativa.

Uma garota de camisa amarela sorri para a câmera.

Porto Alegre (RS) e Rio Grande do Sul por Instituto Helda Gerdau

Também movidos pelo desejo gerar impacto social na sua região, o Instituto Helda Gerdau se tornou nosso parceiro com uma missão: levar educação inovadora para crianças e jovens gaúchos.

Pelo aporte de Investimento Vinculado, a instituição apoiou diretamente o projeto de recuperação da aprendizagem, alfabetização e desenvolvimento de competências socioemocionais no Rio Grande do Sul e Porto Alegre (RS).

As iniciativas aplicadas no Rio Grande do Sul atingiram estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contudo, nossas soluções são pensadas para serem replicadas em larga escala nas escolas públicas de todo o país.

Confira os detalhes:

Confira o vídeo de conclusão do projeto.

Um menino de óculos e camisa amarela participando de um estudo de caso.

São Luís (MA) por Ultracargo

Pensando em proporcionar uma educação melhor e mais possibilidades aos estudantes próximos de um dos seus terminais logísticos, a Ultracargo firmou a parceria com o Instituto Ayrton Senna em 2022, financiando projetos São Luís, capital do Maranhão.

Em um ano de trabalho, mais de 7 mil alunos das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental tiveram contato com as novas competências requisitadas pelo mercado de trabalho: as soft skills.

De forma adequada à idade e à educação integral, educadores e alunos da rede municipal de São Luís puderam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade, pensamento crítico e empatia.

A metodologia implementada permite que as redes tenham independência, dialoguem e engajem os estudantes em seu processo de autoconhecimento e aperfeiçoamento das competências socioemocionais.

Confira os resultados:

Aproveitamento tributário

Além de investir no futuro de milhares de crianças e jovens, a empresa parceira de Investimento Vinculado pode ter um aproveitamento tributário pela doação realizada.

Ao fazer uma doação para o Instituto Ayrton Senna, as organizações parceiras que são tributadas pelo lucro real podem realizar o abatimento de até 2% do lucro operacional, com consequente diminuição da base de cálculo para o imposto de renda.

Faça parte da construção do futuro. Confira aqui todas as formas de apoio à educação pela iniciativa privada.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde