fbpx

Cátedra Instituto Ayrton Senna na USP-RP promove webinar sobre desafios da alfabetização no Brasil

Encontro online vai debater políticas de formação de professores e avaliação educacional

3 MIN
3 jul 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

INSCREVA-SE E RECEBA SEU CERTIFICADO

Para debater a alfabetização no Brasil atualmente, a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto (IEA/USP-RP) vai promover um webinar sobre o tema no dia 15 de agosto, às 16h. O encontro online e gratuito vai discutir problemáticas urgentes para os índices de alfabetização no país avançarem, como a recuperação das aprendizagens afetadas pela pandemia, formação de professores e avaliação.

 

VEJA QUEM VAI PARTICIPAR DO WEBINAR SOBRE ALFABETIZAÇÃO:

  • Inês Kisil Miskalo: Gerente-executiva da área de educação do Instituto Ayrton Senna. Vai abordar questões relacionadas à alfabetização, como a avaliação formativa, estratégias de intervenção com intencionalidade pedagógica, as diversas formas de letramento e experiências bem-sucedidas de alfabetização.
  • Daniel Santos: Professor de Economia da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, e criador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), da mesma universidade. Daniel também é vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP e Pesquisador do Conselho Científico do eduLab21, laboratório de ciências para educação do Instituto Ayrton Senna. No webinar, vai abordar a importância da educação infantil para o processo de alfabetização.
  • Chico Soares: Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Inep. Vai abordar a proposta da política de alfabetização do MEC, Criança Alfabetizada, e fará uma análise das questões relacionadas à avaliação da alfabetização considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Sistema de Avaliação Básica (SAEB).
  • José Roberto de Souza Santos: Pedagogo, doutor em Educação, pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), lotado na Diretoria de Avaliação da Educação Básica, coordenador pedagógico do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Abordará as avaliações para alfabetização.

Saiba mais sobre a Cátedra Instituto Ayrton Senna na USP Ribeirão Preto

Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional no Instituto de Estudos Avançados da USP, no polo Ribeirão Preto, é uma parceria entre as duas organizações que tem como objetivo impulsionar o debate sobre o tema no Brasil. Ela irá fomentar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre inovação em avaliação educacional, monitoramento e avaliação em políticas da Educação Básica e Superior, além de promover conexões entre diversos atores que estão produzindo este conhecimento e disseminar informações e perspectivas que podem embasar o desenho de políticas públicas. Ela passa a compor passa a compor um ecossistema de inovação, fazendo parte do grupo de cátedras e grupos de pesquisa comprometidos em embasar com ciência as ações e posicionamentos do Instituto.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A CÁTEDRA

 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde