fbpx

Veja o que rolou em webinar da Cátedra Instituto Ayrton Senna sobre Provão Paulista

Evento online reuniu universidades e faculdades paulistas para debater avaliação seriada

3 MIN
23 ago 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Ingressar nas universidades é uma das principais preocupações dos jovens que concluem o Ensino Médio. Com o objetivo de compartilhar mais informações sobre o assunto para estudantes e professores, a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto promoveu o webinar O Provão Paulista e o Acesso ao Ensino Superior no dia 2 de agosto, que reuniu diretores de universidades e especialistas no debate do tema. O encontro foi transmitido ao vivo e pode ser encontrando na íntegra no YouTube.

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA

Entre os palestrantes, participaram:

  • Renato Dias – coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-SP)
  • Aluisio Augusto Cotrim Segurado – pró-reitor de Graduação da USP
  • Célia Giacheti – pró-reitora de Graduação da Unesp
  • Ivan Toro – pró-reitor de Graduação da Unicamp
  • Marcos Antonio Borges – presidente da Univesp
  • Rafael Alves – coordenador de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza

 

A mediação do encontro foi realizada por Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e também contou com abertura da professora Carla Ventura, coordenadora do IEA-USP/RP.

O professor Aluísio Segurado, pró-reitor de graduação da USP, indicou que com as mudanças no vestibular ao longo dos anos, incluindo as ações afirmativas, os indicadores de diversidade apresentaram números maiores de estudantes pretos, pardos e estudantes de escola pública. No sentido de ampliar ainda mais essas oportunidades, o pró-reitor destacou os desafios atuais de preenchimentos de vagas e o papel do ENEM e SISU neste caso. Já Celia Giacheti, pró-reitora da graduação da UNESP, revelou que 12,5% das vagas do vestibular da universidade serão destinadas aos estudantes ingressos pelo Provão Paulista.

Em relação à UNICAMP, Ivan Toro, pró-reitor de graduação da universidade, contextualizou como se dá o ingresso dos alunos e também destacou que o Provão Paulista poderá dar visibilidade maior da universidade perante os alunos de Ensino Médio das escolas públicas de São Paulo. Marcos Borges, presidente da UNIVESP, falou um pouco sobre o perfil do vestibulando da instituição e disse que a universidade deve reservar cerca de 10% das suas vagas para os ingressantes por meio do Provão Paulista.

O Coordenador das FATEC’s, Rafael Alves, valorizou a iniciativa como um símbolo da parceria entre a Educação Básica e o Ensino Superior, e destacou que 30% das vagas das faculdades tecnológicas de SP serão reservadas para estudantes do Provão Paulista. Renato Dias, por sua vez, Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação de SP, informou que o Provão foi feito a partir do redesenho da prova do SARESP. Ao contrário do último, o provão será feito em todos os anos-série, e ainda afirmou que a prova será elaborada de acordo com a Matriz de Referência do SARESP, o Currículo Paulista, o material digital e a Matriz do ENEM.

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A CÁTEDRA INSTITUTO AYRTON SENNA NA USP RIBEIRÃO PRETO Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde