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Seminário marca início de parceria do Instituto com o Mato Grosso do Sul

5 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

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Evento reuniu educadores e gestores para discutir desafios de implementação da BNCC com a perspectiva da educação integral, e contou com assinatura de termo de cooperação entre Instituto e Secretaria de Estado de Educação do MS.

Para inserir a visão de educação integral no currículo do Estado do Mato Grosso do Sul, construído em conjunto com os municípios, foi realizado nesta quarta-feira (14) o Seminário “Regime de Colaboração: fortalecendo as competências socioemocionais dos estudantes de Mato Grosso do Sul”. O evento marcou o lançamento da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Ayrton Senna, que fará assessoria técnica para oferecer apoio ao desafio de promover a educação integral segundo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Cerca de 150 pessoas participaram do seminário, incluindo representantes das secretarias municipais de educação dos 79 municípios do Estado, além de profissionais da Secretaria Estadual e da UNDIME/MS (União dos Dirigentes Municipais de Educação), que também apoia a iniciativa de construção colaborativa do currículo do Estado. O encontro buscou mobilizar os gestores e educadores para a importância do trabalho colaborativo na implantação do referencial curricular do Estado, além de compartilhar um entendimento sobre educação integral e as evidências do impacto do desenvolvimento socioemocional na formação dos estudantes.

“Estamos muito felizes por poder construir o currículo em conjunto, com apoio dos municípios, e contar com o Instituto Ayrton Senna como grande parceiro para incluir as competências socioemocionais na nossa proposta”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta. “Precisamos promover também o aprender a ser e a conviver, porque apenas aprender a conhecer e a fazer não garantem o desenvolvimento integral dos nossos jovens”, completou durante a abertura do seminário.

Para Manuelina Martins, presidente da regional de MS da UNDIME, é fundamental construir o chamado regime de colaboração entre municípios e Estado para essa implementação. “Quando falamos de currículo, o importante é pensar na trajetória do estudante, que é aquela que a rede pública deve proporcionar, independentemente se é aluno de uma escola municipal ou estadual, o trabalho precisa ter a mesma qualidade para todos”, defendeu.

O diretor de Articulação e Inovação do Instituto, Mozart Neves Ramos, também falou sobre a importância de unir todos os esforços para construir uma visão de educação integral focada no desenvolvimento pleno dos estudantes. “O nosso apoio será no sentido de buscar caminhos para que o currículo promova tanto o desenvolvimento cognitivo quanto socioemocional, esses aspectos devem estar articulados, não podemos pensar nas competências socioemocionais de forma desconectada dos objetos de aprendizagem”, disse o diretor. “E é muito importante ver que esse trabalho está sendo feito de maneira coletiva no Mato Grosso do Sul, a atitude colaborativa tem muitos desafios, mas é a que deixa maiores legados, por isso estamos muito alegres com essa parceria”, completou.

O evento contou ainda com palestra de Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto e professor no Insper, que apresentou um estudo sobre como o desenvolvimento de competências socioemocionais e a educação integral se relacionam com o desenvolvimento humano e a oportunidade de uma formação para a autonomia de crianças e jovens. Durante a tarde, também foi assinado o termo de cooperação entre o Instituto e a Secretaria, formalizando o trabalho em parceria.

Parceria pelo currículo

A BNCC para a educação infantil e o ensino fundamental, homologada em dezembro de 2017, passou a ser o novo documento de referência nacional para o currículo de todas as escolas do País, das redes pública e particular. Ela prevê quais são os direitos de aprendizagem essenciais para cada área do conhecimento em todos os anos dessas etapas de ensino. Em seu texto introdutório, a Base determina que o referencial curricular precisa incorporar a Educação Integral de forma sistemática, como orientação geral para todo o currículo.

Em razão dessa necessidade e dada a expertise do Instituto Ayrton Senna nessa área, será oferecido o serviço de assessoramento para a atuação da equipe coordenada pela Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul que se responsabilizará pela construção do currículo estadual. Os municípios não são obrigados a seguir o mesmo currículo, e podem redigir documentos próprios, mas por terem compreendido os benefícios da construção conjunta, também participarão de debates e propostas relacionadas ao documento do Estado, algo ainda inédito no País.

Além da realização do seminário, a estratégia para a realização dessa assessoria técnica está organizada em um workshop com três laboratórios que serão oferecidos até o final de abril para a equipe de cerca de 40 pessoas, incluindo representantes de municípios, regionais de ensino e da própria Secretaria. O objetivo dos laboratórios é que o Instituto apoie a equipe na definição da proposta de Educação Integral que responda às necessidades da rede, da visão de estudante que querem formar, de uma matriz de competências que enderece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes e, também, de quais metodologias podem oferecer maiores subsídios para implantação desse referencial curricular. Ao final deste trabalho, será realizada uma leitura crítica do texto introdutório proposto pela rede estadual.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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