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Rede Esporte pela Mudança Social realiza encontro nacional sobre práticas esportivas como fator de desenvolvimento humano

4 MIN
23 out 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

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Especialista do Instituto Ayrton Senna apresentou a importância das competências socioemocionais para fortalecer o equilíbrio mental e físico, principalmente nesse período de pandemia.

Realizado online pela primeira vez pela Rede Esporte pela Mudança Social (Rems),  aconteceu de 4 a 9 de outubro o Encontro Nacional da rede, que em sua 24ª edição trouxe destaques da área do esporte, como Flávio Canto, Ana Moser e Patrícia Medrado, entre outros, para discutirem sobre a importância da prática de atividades físicas e esportivas como fator de desenvolvimento social, em diversos contextos. O Instituto Ayrton Senna, que faz parte da rede e apoia a produção de conhecimento a respeito do papel do esporte para o desenvolvimento humano, também contribuiu com reflexões sobre as competências socioemocionais.

Karen Teixeira, gerente de Geração de Evidências do Instituto Ayrton Senna, participou do bloco “Mantendo-se ativo! O que o momento nos ensina”, que abordou modos de manter a saúde física e mental nesses tempos de pandemia. Ao lado de Douglas Andrade, professor do curso de Educação Física e Saúde da USP Leste, Karen apresentou o modelo de matriz de competências socioemocionais do Instituto, que define cinco macrocompetências: abertura ao novo, amabilidade, autogestão, resiliência emocional e engajamento com os outros, que são desdobradas em 17 competências.

Segundo Karen, as atividades físicas e esportivas contribuem fortemente para o equilíbrio mental e físico e as competências socioemocionais influenciam no modo como as pessoas lidam com essas práticas. Tolerância ao estresse, por exemplo, é uma das competências que usamos para lidar com situações que nos tiram da zona de conforto e, ao nos exercitarmos, isso é muito importante; práticas de mindfulness, mais corporais, são excelentes para o desenvolvimento do autocontrole e atenção plena. “Foco e persistência nos ajudam a enfrentar esses momentos de isolamento social, mantendo a rotina de atividades físicas para ter esses benefícios e se resguardar em nossa saúde física e mental”, completou ela.

Ela mostrou também a produção que o instituto elaborou especialmente para que educadores, gestores e famílias pudessem promover o desenvolvimento socioemocional, que pode ser acessado no site: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html

 “Esse material mostra como mobilizar nossas competências socioemocionais para que elas possam atuar como fatores de proteção em contextos de crise, como é o caso da pandemia de Covid-19”.

O professor Douglas Andrade apresentou dados interessantes sobre o que ele chama de outra pandemia, que é a da inatividade física. A partir do isolamento social, as pessoas deixaram de andar o que andavam normalmente. No mundo houve de 7% a 38% a menos de passos, segundo estudo apresentado por ele. Para ele, a sociedade e os governos devem colocar em pauta a necessidade de enfrentar esse efeito do isolamento social com destaque para programas comunitários em espaços públicos.

No final do evento, os participantes apresentaram uma agenda de ações estratégicas que possibilitem o fortalecimento do esporte no Brasil. Segundo a Rems, é fundamental a manutenção de uma rede permanente de construção de conhecimento entre os setores públicos e privados e a sociedade civil para promover o esporte como ferramenta efetiva de transformação social.

O manifesto pode ser acessado aqui: http://rems.org.br/br/manifesto-e-agenda-rems-2030/

No início do ano, o Instituto Ayrton Senna e o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte da USP (Prodhe) lançaram o caderno Jornada Vidas Ativas, inspirado no conceito de letramento corporal e em relatórios do Pnud e OMS.

Para saber mais acesse aqui: https://cepe.usp.br/projeto-esporte-talento/

O que é a Rems – A Rede Esporte pela Mudança Social é uma organização que busca dar visibilidade a ações de 150 instituições que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano. Ao todo, essas instituições realizam mais de 200.000 atendimentos diretos por ano. O Instituto Ayrton Senna faz parte dessa rede de instituições.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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