Marketing de causa

Já pensou em quantas vidas sua empresa pode mudar somando esforços com o Instituto Ayrton Senna?

Associe sua marca à nossa

causa com produtos sociais

O Brasil foi o país que mais tempo permaneceu com escolas fechadas durante a pandemia da Covid-19, resultando num retrocesso de pelo menos uma década na aprendizagem. Ainda são desconhecidos os custos sociais, políticos e econômicos dessa grave defasagem.

Nesse âmbito, o marketing relacionado à causa (ou marketing de causa, que se relaciona à venda de produtos sociais) surge como importante ferramenta para promover e gerar recursos a uma causa social, como é o caso da educação, por meio da união do setor privado com organizações não governamentais.

Assim, marcas podem associar um produto à nossa causa, fazendo com que parte ou toda a verba arrecadada com a comercialização desse item seja revertida aos nossos projetos educacionais. Uma forma simples e significativa de gerar valor entre os diferentes públicos com os quais a marca se relaciona e ainda contribuir com toda a sociedade.

Setenta por cento dos consumidores ouvidos pela EY Parthenon, em 2020, afirmaram, por exemplo, que passariam a atentar-se mais aos impactos sociais causados pelos produtos e marcas que consomem.

Portanto, atrelar marcas a produtos sociais à causa da educação endereça diferentes demandas, como, por exemplo, atenção aos desejos dos consumidores por uma compra mais consciente, priorização da agenda ESG e criação de valor e melhor reputação com diversos stakeholders.

Conheças algumas ações e parcerias do Instituto:

Cartão Instituto Ayrton Senna Itaú 
A cada compra realizada, parte do valor é destinado à causa da educação sem que você precise pagar mais por isso. Clientes do cartão ainda têm 15% de desconto na Ayrton Senna Shop. Peça o seu aqui.

McDia Feliz
Realizado anualmente desde 1988 pela Arcos Dorados, o McDia Feliz é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. Ao adquirir tíquetes antecipados do Instituto Ayrton Senna, as organizações se tornam protagonistas na causa da educação.

Lenovo 
A cada venda de notebooks das linhas Yoga, Ideapad ou Legion, a Lenovo destina uma contribuição para os nossos projetos educacionais. A parceria existe desde 2019 e vale tanto para compras em lojas físicas, quanto online.  Saiba mais no site.

Visa Causas 
Ao realizar qualquer pagamento com cartões Visa, sem precisar gastar nada para isso, um valor é arrecadado para o Instituto Ayrton Senna. A ação é válida para todas as transações feitas com cartões emitidos no Brasil e inscritos previamente no programa. Participe fazendo o cadastro no  site.

Melitta 
Quando você compra um dos filtros de café Melitta, parte do valor é destinada para as iniciativas do Instituto Ayrton Senna. A ação existe desde 2016 e oferece a milhares de crianças e jovens a oportunidade de desenvolverem plenamente seus potenciais por meio do ensino público de qualidade.

Regispel 
Desde 2011, parte da receita das vendas das bobinas de papel Regispel é revertida para o Instituto Ayrton Senna. Além disso, para ajudar na visibilidade da causa, o verso dos cupons personalizados tem gravado a logomarca do Instituto.

Cambridge 
Unindo duas marcas do setor de educação, a editora universitária reverte para o Instituto Ayrton Senna parte do valor das vendas do Game Changer, material didático de ensino da língua inglesa. A parceria acontece desde 2021 a fim de contribuir diretamente para um ensino de qualidade!

Sunset Tires 
Em 2021, a Sunset Tires firmou parceria com o Instituto Ayrton Senna, revertendo parte do valor das vendas da marca de pneus X-BRI na América Latina, África e Ásia. A parceria é a primeira campanha de Marketing de Causa com empresas B2B.

Extrafarma 
A campanha Troco Solidário ocorre em mais de 400 lojas Extrafarma em todo o Brasil e possibilita que todos os clientes que optarem pelo pagamento em dinheiro possam arredondar o seu troco e doar para o Instituto.

Fórum de Marketing Relacionado à Causa
Para dar luz e promover o marketing relacionado à causa, realizamos desde 2018 o Fórum de Marketing Relacionado à Causa, em parceria com Ipsos Brasil, Cause e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Para saber mais, acesse o site.

QUEM FAZ PARTE
DESSA AÇÃO

Faça como esses parceiros e junte-se a nós para transformar a educação no Brasil.

Teste
IPSOS BRASIL Teste

Junte-se a nós
agora mesmo

Você pode fazer parte dessa rede e gerar impacto positivo na sociedade. Há diversas formas de apoio. Veja qual tipo de parceria faz sentido para o seu momento ou para o momento de sua empresa e contribua com o nosso trabalho.