Sabemos que grandes mudanças na educação passam por quem formula e implementa as políticas públicas educacionais: os gestores. Estejam eles na posição de líderes ou na composição das equipes técnicas das secretarias de educação, são os responsáveis desenhar e implementar as iniciativas que são incorporadas em escala, além de garantir as conexões entre diretrizes nacionais e locais e os planejamentos estratégicos das escolas para fazer a educação avançar.
Trabalhando com gestores há quase 30 anos, o Instituto Ayrton Senna valoriza este papel essencial para a educação, pois entende que, para além de inovar nas práticas pedagógicas, é preciso também inovar por meio de diretrizes e referenciais que conferem coerência entre todas as ações e conectam os diversos esforços com base em uma mesma visão de educação e rumo a um objetivo comum.
Como parte fundamental de nossa atuação, trabalhamos em conjunto com diversos gestores e secretarias de educação de todo o país, com compartilhamento de conhecimentos, transferência de tecnologia, cooperação técnica e construção conjunta acerca das diversas propostas educacionais implementadas nas redes, inspirando novas formas de fazer gestão educacional.
Propomos ciclos de gestão baseados em etapas de diagnóstico, planejamento, formação dos atores envolvidos, avaliação e replanejamento, pilares que implementamos em diversas das nossas iniciativas. Em uma atuação nacional e abrangente, também já estivemos em parceria com órgãos como o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), sempre com a perspectiva de conhecer e apoiar as melhores práticas de gestão educacional.
Gestor, com base nessa experiência, compartilhamos aqui alguns materiais e conteúdos para você se aprofundar mais nos pilares de gestão promovidos pelo Instituto.