fbpx

Para além de números, evidências

Clock Icon 5 MIN
Agenda Ico 28 set 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Por Ana Carolina Zuanazzi do Instituto Ayrton Senna

Em época de Fake News, precisamos mais do que nunca despertar em nós mesmos o espírito investigativo.. Investigar vai além da simples reprodução de ideias pré-concebidas, investigar vai além dos números, investigar é colocar nosso lado “Sherlock Homes” em prática e nos aprofundar sobre o que os dados nos contam, sobre o que as evidências nos mostram. E, assim como o famoso personagem de Sir Arthur C. Doyle, precisamos ir a fundo em cada pista e elemento de uma informação, levantar os porquês, as causas e efeitos, para então darmos sentido mais aprofundado e crítico ao que percebemos à nossa volta.

Desde muito cedo colocamos em prática nossa curiosidade para compreender fenômenos. Um bebê, ainda nos primeiros meses de vida, busca ativamente a fonte de sons que lhe chamam atenção, tateando e muitas vezes levando à boca o que está à sua frente, fazendo perguntas sobre o que observam. Com o tempo, talvez pela correria do dia a dia, nós costumamos a colocar a vida no automático e deixamos de fazer perguntas e investigar, e passamos a aceitar a informação pronta, mastigada. Não checamos a fundo as evidências do que estamos consumindo e acabamos nos limitando a conclusões muitas vezes enviesadas e sem fundamento.

Ao sermos capazes de olhar o mundo ao nosso redor, exercendo curiosidade para aprender, determinação para descobrir a razão daquilo que nos cerca, responsabilidade e crítica sobre o que nos é apresentado, podemos prever ocorrências, minimizar riscos e danos e, pasmem, mudar a vida das pessoas. É justamente essa é a proposta da Educação com base em evidências.

Práticas baseadas em evidências começaram a ser destaque na área da saúde no começo dos anos 90, e apenas recentemente expandiram para outros campos, como é o caso da Educação. A Educação com base em evidências visa otimizar o tempo e os recursos despendidos  em suas ações e práticas , tornando mais efetivo e eficaz o processo de ensino e aprendizagem. A Educação com base em evidências tem como objetivo final fazer uso de métodos pedagógicos e iniciativas de gestão provindos de conhecimento acumulado por meio de pesquisas sérias, realizadas com rigor metodológico e baseadas em teorias fundamentadas e, com isso, promover o desenvolvimento pleno dos  estudantes , preparando-os para o futuro. Essas pesquisas usam como base tanto o contexto interno do ambiente escolar como elementos externos, como a família e comunidade.

Dada uma realidade como a nossa, cujas taxas de analfabetismo ainda são altíssimas quando comparadas a outros países (projeções indicam que não atingiremos a meta estabelecida pelo PNE), em que a evasão escolar ainda é preocupante (especialmente no Ensino Médio) e casos de bullying e violência escolar têm sido recorrentes (trazendo consequências seríssimas para todos os envolvidos), precisamos agir rapidamente, investigando e desenvolvendo intervenções efetivas e eficazes. Ao nos basearmos em evidências, ou seja, naquilo que foi testado e seus benefícios foram comprovados repetidas vezes, otimizamos o tempo e investimentos, obtendo melhores resultados.

Áreas como a Psicologia, Educação, Neurociências, linguística, entre outras, dedicam anos de estudos para compreender fenômenos presentes no ambiente escolar. Estuda-se, por exemplo, a relação entre o processo de aprendizagem, a trajetória escolar do aluno, saúde mental e também elementos essenciais para o convívio em sociedade como é caso das competências socioemocionais, o pensamento crítico e a criatividade.

Estudos nos orientam no dia a dia escolar e também projetam nosso olhar para o futuro.  Já existe conhecimento consolidado, por exemplo, de que o foco exclusivo ou majoritário em habilidades cognitivas não é suficiente para o desenvolvimento pleno do estudante, indicando ser necessário investir em competências como as socioemocionais, a criatividade e o pensamento crítico. Competências como amabilidade estão relacionadas à redução de ocorrências de bullying, e maior engajamento com os outros se associa a menores taxas de evasão escolar. Outro exemplo é a projeção do cenário da Educação brasileira para os próximos 50 anos feita por economistas do Insper , em parceira com o Instituto Ayrton Senna, que nos orienta em relação ao direcionamento sobre investimentos futuros na área. Esses dados contribuem para redesenharmos nossas decisões e revisitarmos políticas públicas, indicando que, ao nos basearmos em evidências, deixamos de apenas consumir informação, mas a consumindo de modo ativo, produzindo e consolidando conhecimento.

Pesquisar é necessário e isso se potencializa na atual formação social que nos encontramos. Estamos vivendo um processo muito intenso de divulgação de informações e tecnologias que eram inimagináveis há 15 anos. Existe um processo de aceleração desse fenômeno e ao estudarmos essa nova configuração, podemos potencializar o processo de desenvolvimento pleno do estudante.

Ana Carolina Zuanazzi é doutora em Psicologia com ênfase em avaliação pedagógica e faz parte do time de evidências do Instituto Ayrton Senna.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde