Como a família pode apoiar o socioemocional de crianças e jovens

Conheça atividades fáceis sobre competências socioemocionais para famílias fazerem junto com crianças e jovens. Saiba mais no site:

A pandemia e as suas consequências para a saúde mental e desenvolvimento socioemocional das crianças e jovens vêm preocupando as famílias, que buscam cada vez mais formas de fortalecer as competências dos estudantes e prepará-los para um futuro cheio de incertezas e desafios. O Instituto acredita na corresponsabilidade entre Estado, famílias e sociedade civil para garantir as condições de uma educação de qualidade, e defende que exista continuidade e conexão entre a visão de educação que acontece na escola, nos espaços coletivos e também dentro de casa

Por isso, foi elaborada esta série de atividades que podem ser feitas em casa, apoiando uma quebra nas situações rotineiras e uma busca para compreender melhor as emoções das crianças e dos jovens em seu espaço particular, onde compartilha experiências e expectativas com sua família.

Apresentamos a seguir sugestões de atividades separadas por etapa de ensino. Elas também poderão ajudar mães, pais, avós e demais cuidadores a refletir sobre suas próprias competências socioemocionais e fortalecê-las em conjunto, assim como apoiar o necessário diálogo entre família e escolas, construindo comunidades educativas que refletem os objetivos da educação que querem para seus jovens. As atividades oferecem aos familiares a oportunidade de atuar em colaboração com a escola por um mesmo objetivo: ver os estudantes de hoje serem adultos que crescem com autonomia e realizam escolhas para viver e conviver segundo seus valores.

ATIVIDADES

Quer se aprofundar mais? Conheça outros materiais do Instituto