fbpx

Instituto realiza webinar sobre amabilidade

3 MIN
22 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Encontro online faz parte da iniciativa Volta ao Novo, uma parceria com o Consed

Representantes de secretarias de educação de 26 estados participaram, no dia 03 de setembro, de webconferência sobre a macrocompetência de amabilidade, promovida pelo Instituto Ayrton Senna. O encontro online é parte da iniciativa ‘Volta ao Novo: Desenvolvimento de competências socioemocionais’, uma parceria do Instituto com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Essa foi a quarta de uma série de cinco conferências remotas para trabalhar o tema com as equipes de formação das secretarias estaduais, que serão responsáveis por compartilhar o conhecimento e as práticas com os educadores da sua rede de ensino.

Na conversa sobre amabilidade, os profissionais de educação foram convidados a refletir sobre as competências de empatia, respeito e confiança.  Tais habilidades serão fundamentais para o acolhimento dos estudantes e professores na eventual retomada às atividades escolares presenciais. Além de trazer uma contextualização sobre a macrocompetência, o encontro deu oportunidade para que os gestores trouxessem os conceitos da amabilidade para a sua realidade escolar. Os profissionais foram convidados a compartilhar suas opiniões sobre a amabilidade e sua importância, além de dar exemplos sobre em que situações essa competência pode ser exercitada. Os gestores trouxeram que, para eles, ter amabilidade significa ter cuidado com os sentimentos dos outros, e que essa competência pode ser uma grande aliada para gerar pertencimento à escola e formar cidadãos prontos para o convívio em sociedade. “Essa macrocompetência é importante para o estabelecimento de confiança e para garantir que as pessoas se sintam importantes, acolhidas e respeitadas; exercitar a amabilidade na escola e nas relações é fundamental”, complementou Silvia Lima, do time de formação do Instituto Ayrton Senna.

A iniciativa Volta ao Novo tem como um de seus objetivos promover e apoiar o socioemocional dos educadores e o protagonismo das redes de ensino no compartilhamento dos conhecimentos sobre as competências socioemocionais. Representando seus colegas gestores, profissionais das secretarias de educação de Minas Gerais e Sergipe compartilharam as ações que pretendem fazer para levar o conhecimento do Volta ao Novo à toda a sua rede. Em complemento ao momento de compartilhamento das experiências dos dois estados, os demais representantes foram separados em grupos. Cada time tinha como objetivo formular ideias e ações que pudessem ser realizadas em um evento formativo com o foco de levar as competências socioemocionais aos educadores de cada rede. Cada grupo trabalhou a partir de uma das macrocompetências já trabalhadas nos encontros.

Os profissionais das secretarias de educação já participaram, além do webinar de amabilidade, de reuniões com os temas de resiliência emocional, abertura ao novo e autogestão. No próximo webinar, os gestores poderão conhecer um pouco mais sobre a macrocompetência de Engajamento com os Outros, que envolve competências como assertividade, iniciativa social e entusiasmo. Além dos materiais de apoio, que a cada 15 dias serão publicados de forma gratuita e aberta na página especial do Instituto Ayrton Senna “Competências socioemocionais em contextos de crise”, também faz parte da iniciativa uma série de lives sobre cada macrocompetência que ocorrem quinzenalmente nas redes sociais do Instituto.

  • Clique aqui para assistir a última live, sobre Amabilidade.
Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde