fbpx

Instituto realiza primeira webconferência do ‘Volta ao Novo’

4 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Encontro faz parte de parceria com Consed e teve como tema a Resiliência Emocional

A fim de apoiar escolas de todo o país no acolhimento de professores e estudantes e no planejamento para a futura retomada às atividades presenciais, o Instituto Ayrton Senna realizou a primeira webconferência do programa ‘Volta ao Novo’, com o tema de Resiliência Emocional. O encontro online faz parte da iniciativa ‘Volta ao Novo: desenvolvimento de competências socioemocionais’, em parceria com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), que oferece às secretarias estaduais aportes sobre as competências socioemocionais, fundamentais para este período de tantas mudanças e incertezas.

A webconferência contou com a participação de técnicos de formação e profissionais das secretarias de educação de 26 estados brasileiros, que poderão atuar como multiplicadores destes conhecimentos para toda a rede de ensino. A Secretária de Educação de Roraima, Leila Perussolo, uma das responsáveis pela parceria no Consed, falou da importância deste espaço de trocas entre os profissionais para tratarem das competências socioemocionais, e ressaltou que tal ocasião era histórica. “Estamos aqui compartilhando nossas fragilidades e fortalezas, juntos somos mais fortes; as lideranças focais que estão conosco nesse momento são profissionais extremamente importantes, foram selecionados pela excelência do trabalho, pela vontade, pela garra, por entenderem que o que esse momento quer da gente é a coragem de seguir fazendo; pode ser que nesse novo contexto a gente erre um pouquinho, mas também vamos acertar um montão”, disse.

O objetivo da webconferência foi apoiar os responsáveis por formação de professores das redes na apropriação de conteúdo e atividades sobre competências socioemocionais e identificar possíveis ações de multiplicação do ‘Volta ao Novo’. Liderado por Silvia Lima e Sarah Morais, especialistas de formação do Instituto Ayrton Senna, o encontro promoveu um acolhimento aos educadores e uma retomada dos conceitos relacionados às competências socioemocionais. Foi dado maior foco à resiliência emocional, uma das cinco macrocompetências trabalhadas pelo Instituto Ayrton Senna em suas iniciativas e programas. “Resiliência é ter equilíbrio, controle sobre suas reações como raiva, insegurança, ansiedade, sem apresentar mudanças bruscas de comportamento, sendo ela fundamental para todos”, disse Silvia.

Foi tratada especialmente a importância desta competência para os educadores. Sarah, especialista no tema de socioemocional de educadores, falou sobre o assunto. “A OMS [Organização Mundial de Saúde] indica que a profissão docente é uma das mais estressantes que existem, e a resiliência facilita o estabelecimento de relações sólidas e saudáveis com os estudantes; por isso, a resiliência do professor é muito importante”, disse. Para entender como essa competência pode ser utilizada na prática pelos educadores, os participantes puderam participar de atividades mão na massa sobre autoconhecimento e autoregulação.

As especialistas do Instituto fizeram um mergulho no material de apoio ‘Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais – Resiliência Emocional’, também parte da iniciativa Volta ao Novo. Os profissionais das secretarias puderam entender mais como o material pode apoiá-los em criar oportunidades para o desenvolvimento socioemocional dos educadores. Segundo os relatos compartilhados, diversas redes de ensino como de Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Alagoas e Acre já estão construindo espaços e estratégias para levar todo o conteúdo e as práticas até os professores.

Além dos materiais de apoio, que a cada 15 dias serão publicados de forma gratuita e aberta na página especial do Instituto Ayrton Senna “Competências socioemocionais em contextos de crise”, também faz parte da iniciativa uma série de lives sobre cada macrocompetência que ocorrem quinzenalmente nas redes sociais do Instituto.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde