fbpx

Instituto Ayrton Senna marca presença com palestras na Bett Educar

3 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Congresso é considerado o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Três representantes do Instituto foram convidados para debater temas relevantes para a educação pública nacional.

Nesta semana, três especialistas do Instituto Ayrton Senna marcaram presença no Congresso Bett Educar, evento realizado entre os dias 8 e 11 de maio em São Paulo. A Bett é considerada o maior evento de educação e tecnologia da América Latina e reúne especialistas e expositores para uma semana de debates em torno da educação.

A primeira participação aconteceu na terça-feira, dia 8, com uma palestra de Shirley Ferrari, Gerente de Projetos da área de Educação. Nossa especialista falou sobre as políticas públicas frente aos desafios da alfabetização no século XXI para uma plateia de cerca de 200 pessoas. Ela relatou a experiência do Instituto em parcerias com redes municipais de ensino voltadas para combater o analfabetismo e o abandono escolar em uma fala que comoveu os participantes. “O público ficou encantado com as contribuições e possibilidades de mudanças que levamos para as redes através de nossos projetos de alfabetização”, relata.

Esse foi o primeiro ano em que o Instituto Ayrton Senna esteve presente no Congresso Bett Educar para falar sobre a importância da educação integral voltada para ajudar gestores, educadores e estudantes a superar os desafios do século XXI para escolas públicas do país. Anualmente, o evento conta com mais de 200 empresas nacionais e internacionais, startups do setor e cerca de 17.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros.

Na quarta-feira, dia 9, Antônio Neto, Consultor em Educação do Instituto, abordou em sua fala o desenvolvimento integral no ensino médio, relatando sua experiência na implementação do ensino integral no Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, e mostrando como o trabalho para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais nos jovens pode ser decisivo para que eles possam alcançar uma vida plena no futuro. “Falar em educação integral no contexto da escola pública durante a Bett Educar ajudou a provocar uma reflexão acerca da mudança necessária pela qual toda a Educação brasileira precisa atravessar se quiser estar sintonizada com o século 21”, destacou.

Na sequência, Helton Souto, Gerente de Projetos da área de Educação, participou de um painel com Marilene da Silva Pacheco, Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina, para mostrar como a educação integral vem beneficiando alunos do ensino médio em escolas estaduais de Santa Catarina. Desde 2017, a parceria entre o Instituto e o Estado de Santa Catarina vem promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e abrindo caminhos para resultados promissores. Em monitoramento realizado pelas equipes, foi identificado que, nas escolas com a proposta, os estudantes tiveram desempenho 12,3% superior em Língua Portuguesa e 9,4% em Matemática em comparação com escolas que não tiveram a parceria, além de taxa de aprovação 18% superior nos dois casos.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde