fbpx

Instituto Ayrton Senna lança guia de alfabetização na perspectiva da educação integral

2 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Nova publicação do Instituto traz um panorama geral sobre como anda a alfabetização no Brasil e suas implicações para a sociedade. O guia mostra como algumas propostas de fácil implementação podem gerar avanços concretos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e apresenta um conceito de alfabetização que amplia o olhar sobre o aluno para seu desenvolvimento pleno.

alfabetização é pilar fundamental e estratégico para o desenvolvimento pleno das pessoas ao longo da vida. No entanto, milhões de crianças brasileiras têm seu futuro comprometido pela falta de investimento adequado nessa etapa crucial da vida. Segundo a Avaliação Nacional de Alfabetização de 2016, mais da metade dos alunos chegam ao final do 3º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever como esperado.

Como consequência da baixa aprendizagem, 3 em cada 10 brasileiros são considerados analfabetos funcionais, ou seja, não têm condições de fazer uso da leitura e da escrita em situações cotidianas, como por exemplo compreender informações de um cartaz ou fazer uma conta aritmética simples. Essas pessoas dificilmente alcançarão o nível desejado de habilidades para galgar degraus de desenvolvimento e acompanhar os desdobramentos das inovações no dia a dia da sociedade contemporânea.

A deficiência da alfabetização, no Brasil, é uma questão nacional e demanda uma educação que transforme, que vá além do domínio de habilidades de leitura e escrita, mas garanta também oportunidades para o desenvolvimento de um amplo conjunto de competências para a vida. As propostas de alfabetização que realmente podem apoiar a formação de crianças para serem protagonistas no século 21 devem ser construídas com a perspectiva da educação integral.

Nesse sentido, o Instituto Ayrton Senna lança um guia de alfabetização com algumas propostas para avanços concretos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, que podem servir como roteiro para educadores de qualquer rede de ensino levarem adiante o projeto de alfabetização na perspectiva da educação integral. O conteúdo engloba temas sobre processos formativos, referencial curricular, competências socioemocionais e gestão pedagógica, entre outros.

Faça download do Guia Educação Integral na Alfabetização

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde