fbpx

Instituto Ayrton Senna lança a plataforma humane, espaço gratuito de desenvolvimento e apoio ao educador brasileiro

Com duas ofertas iniciais, plataforma humane está aberta de forma gratuita para o todo o país.

3 MIN
24 abr 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Durante o evento “Inovação para o fortalecimento do educador”, realizado em 28 de abril de 2022, o Instituto Ayrton Senna anuncia a Plataforma humane, um espaço para aprender, ensinar, compartilhar, cocriar experiências de desenvolvimento para que um maior número de educadores possa fortalecer suas práticas e colaborar com seus pares.

A plataforma existe para empoderar e apoiar educadores para trabalhar suas competências profissionais por meio de experiências ressignificadas a partir das metodologias inovadoras e baseadas em evidências e para fortalecer o seu potencial transformador para o desenvolvimento humano.

Na plataforma, usamos evidências científicas para criar experiências formativas que representem uma inovação em formação e as ancoramos na prática do educador brasileiro, em seu aspecto individual e coletivo; e promovemos o compartilhamento de metodologias inovadoras para o maior número possível de educadores por meio de ações escaláveis.

O foco da plataforma é atender educadores que querem se conectar com o contexto da educação do século 21 por meio de experiências de desenvolvimento inovadoras que o apoiem a atingir seu melhor potencial, seja na sala de aula ou nos demais âmbitos de atuação; profissionais da educação que querem tanto complementar sua formação quanto encontrar possibilidades e alternativas para sua própria rotina de trabalho, formando comunidades com interesses comuns.

Nesse primeiro momento de lançamento, a plataforma vai apresentar duas opções:

Socioemocional de professores

Após anos de estudos e pesquisas acerca das competências socioemocionais dos estudantes, desenvolvendo uma matriz específica e instrumentos de avaliação relacionados, o Instituto Ayrton Senna voltou seu olhar para o socioemocional dos professores brasileiros e para a necessidade de ver esses profissionais sob a mesma ótica integral que se aplica aos estudantes.

Nesse sentido, foi desenvolvida uma jornada de desenvolvimento disponível na humane que conta com:

  • Instrumento autoavaliativo: disponível para direcionar os primeiros passos do educador em seu processo de desenvolvimento;
  • Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP): para que o professor possa sistematizar os caminhos e aspectos que pretende trabalhar e desenvolver na plataforma;
  • Trilhas formativas: específicas de cada macrocompetência (autorregulação das emoções; conexão com o outro; gestão de ensino e aprendizagem; inventividade) e mergulhar a fundo em uma trajetória de autorreflexão e formação;
  • Diário de Bordo: espaço aberto para registrar seus pensamentos, ideias e objetivos.

Alfabetização 360

No lançamento, será disponibilizada a Biblioteca de Alfabetização, disponível para Coordenadores Pedagógicos, com materiais disponibilizados em dois volumes, que giram em torno dos seguintes temas:

  • Alfabetização 360° – Fundamentos da proposta, que mostra a trajetória do Instituto Ayrton Senna com a temática da alfabetização; o conceito de alfabetização 360; o papel e a integração das competências socioemocionais na educação integral.
  • Alfabetização 360° – Implementação na escola, contendo avaliação diagnóstica e trilhas de gestão da aprendizagem e práticas pedagógicas voltado ao trabalho com alfabetização inicial e desenvolvimento socioemocional.

Por meio desses dois serviços, a plataforma oferece a primeira etapa de seu lançamento a educadores de todo o país, de forma totalmente gratuita. A experiência, contudo, não termina agora – em breve, serão apresentados novos serviços aos educadores brasileiros, visando seu desenvolvimento continuado por meio de inovações e evidências.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (1)
  • Angelo sacchi disse:
    AYRTON SENNA FOI É CONTINUA SENDO INCRÍVEL, SEMPRE FUI FÃ INCONTESTAVEL, GRANDE ÍDOLO DO BRASIL E MUNDO. PARABÉNS A TODOS QUE MANTÉM VIVO A MEMÓRIA DO MEU ÍDOLO ETERNO. PARABÉNS A TODOS!
Aguarde