fbpx

Instituto Ayrton Senna assina acordos com Singapura, país líder da educação mundial

3 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Objetivo é promover a educação integral e acompanhar ações na área de STEM Education; inicialmente, 50 mil alunos de Joinville serão beneficiados.

O Instituto Ayrton Senna assinou um memorando de entendimento com o NIE International, braço de consultoria e treinamento do Instituto Nacional de Educação (NIE, na sigla em inglês) de Singapura, país líder da educação mundial. O acordo, assinado na cidade de Nanyang pelo diretor de Desenvolvimento Global da organização brasileira, Emilio Munaro, prevê ações que visam promover a educação integral no Brasil. Nas ações do Instituto, a educação integral não diz respeito apenas ao tempo que o aluno fica na escola. O objetivo principal é desenvolver o ser humano por inteiro, nas dimensões cognitiva e socioemocional, para que ele se torne um cidadão preparado para viver em sociedade no Século 21 e construir o futuro.

Também foi assinado no mesmo local uma carta de intenções entre Instituto Ayrton Senna, NIE International, Secretaria Estadual de Educação de SC, Prefeitura de Joinville e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), para o acompanhamento de ações na área de STEM Education (termo em inglês designado para o campo do conhecimento composto por Ciências, Matemática, Tecnologia e Engenharia).

Os dois acordos são inéditos na América Latina e, inicialmente, vão beneficiar mais de 50 mil estudantes da rede pública de Joinville. No início de Março, professores especialistas do NIE International estiveram na cidade catarinense para compartilhar boas práticas no ensino de Matemática e Ciências com professores e gestores. A formação “O segredo de Singapura para o sucesso em Ciências e Matemática” foi direcionada aos professores do Ensino Fundamental II (6.º ao 9º ano).

Singapura lidera o principal ranking internacional de educação, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, na sigla em inglês), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e pela primeira vez se aproxima da América Latina. “Este é um primeiro passo muito importante para ampliar a atuação do NIEI em uma região estratégica. Esperamos que essa primeira experiência no Brasil nos impulsione para uma colaboração ainda maior”, afirmou o diretor geral do NIE International, Paul Teng, em entrevista ao jornal de Singapura The Straits Times. Leia aqui a reportagem na íntegra.

No âmbito da educação integral, o Instituto Ayrton Senna conta com essa nova parceria como um novo aprendizado para, num futuro próximo, beneficiar crianças e jovens de todas as regiões do Brasil. Essa nova experiência se soma a outros projetos implementados nos últimos anos. Em Santa Catarina, a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto Ayrton Senna e a FIESC atuam juntos desde 2016 em dois grandes projetos: Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, que alcança cerca de 4 mil alunos; e Ensino Médio Integral em Tempo Integral, que também beneficia cerca de 4 mil jovens catarinenses, com o apoio de parceiros como Instituto Natura, Movimento Santa Catarina pela Educação, CAPES e BID. Essa construção considera o histórico da parceria com Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, que desde 2013, em parceria com o Instituto, desenvolve e aplica na rede uma proposta de educação integral para o Ensino Médio – com apoio da P&G e Citi Foundation.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde