Fortalecendo e dando continuidade a uma longa trajetória de parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Instituto Ayrton Senna tem apoiado ações de ensino remoto da rede paulista. Ao longo do período de isolamento social decorrente da pandemia, o Instituto preparou aulas ao vivo e gravadas, que foram veiculadas por meio do Centro de Mídias de São Paulo, espaço de educação mediada pela tecnologia da rede. Principal canal de comunicação e divulgação de aulas online durante a quarentena, o Centro de Mídias tem como objetivo apoiar a formação dos profissionais da rede e ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes. As aulas produzidas pelo Instituto, que já foram assistidas por milhares de educadores e jovens, disponíveis no canal do YouTube do Centro de Mídias .
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e educadores paulistas, como aulas abordaram temas relacionados à educação integral, como o desenvolvimento de competências socioemocionais e Projeto de Vida. “Estes são elementos ainda mais importantes neste momento da pandemia, e ainda que não haja atividades presenciais, o Centro de Mídias e aulas remotas permitiram que os estudantes seguissem observando esses aspectos e desenvolvendo competências importantes”, afirma Bruna Waitman Santinho, Coordenadora do Centro de Míidias da Educação de SP. Esses temas também estão no centro do Inova Educação, iniciativa da Secretaria de Educação que busca promover mudanças estruturantes no currículo e propostas pedagógicas da rede estadual, e tem o Instituto Ayrton Senna como um de seus parceiros.
Alcançando estudantes desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, jovens de toda a rede paulista puderam aprender um pouco mais sobre como elaborarem seus projetos de vida, por meio de aulas online destinadas a cada ano escolar. Em tais encontros ao vivo, os estudantes conheceram as competências socioemocionais, refletiram sobre o seu plano de desenvolvimento pessoal e exercitaram a autorreflexão e o autoconhecimento.
Ao final do ciclo de aulas, os jovens ainda foram convidados a preencher rubricas de autoavaliação, que indicaram o nível de desenvolvimento socioemocional de cada estudante respondente. “As rubricas, como instrumentos de autoavaliação, possibilitam ao estudante, por meio das orientações e passo a passo, olhar para si e o seu desenvolvimento no momento”, afirma Silvia Lima, parte do time de Formação do Instituto Ayrton Senna. Conforme explica a especialista, o instrumento permite ao aluno identificar, de um jeito simples e visual, quais das suas competências socioemocionais estão mais desenvolvidas e quais ele precisa seguir desenvolvendo. “Preencher as rubricas, e poder dialogar sobre os resultados, oportuniza ao estudante refletir sobre o seu desenvolvimento e sobre o que deseja fazer ou conquistar para seguir crescendo, se desenvolvendo e atingir os seus objetivos”, diz.
Foram recebidas mais de 82 mil respostas dos jovens, que poderão ser utilizadas pelos professores na preparação do plano retomada às atividades presenciais e acolhimento dos estudantes. “Os dados permitem que os professores revejam essas atividades e acompanhem seus estudantes, identificando, de maneira cuidadosa, quais são as necessidades e estratégias para acolhê-los neste momento de retorno gradual e seguro às atividades presenciais”, afirma Bruna. De acordo com Silvia, o professor que tem a oportunidade de conhecer os resultados das rubricas de seus estudantes, e conversar com eles a respeito, poderá elaborar planos de aula que oportunizem, de forma intencional, a aprendizagem, o desenvolvimento integral e a construção do Projeto de Vida de seus estudantes.
Além das aulas de projeto de vida, o Instituto Ayrton Senna seguiu apoiando os estudantes da rede por meio do Movimento Inova, evento promovido pela Secretaria de Educação de São Paulo que visa valorizar práticas de professores e alunos, promovendo um ambiente de criação e compartilhamento de ideias. Transmitido pelo YouTube da Secretaria de Educação de SP, o Instituto participou oferecendo uma oficina remota sobre o socioemocional em tempos de pandemia. O encontro contou com a participação de mais de 370 mil espectadores, que foram convidados a fazer uma atividade mão na massa, refletindo sobre suas qualidade e pontos a desenvolver.
Para além do suporte dado aos estudantes durante o período de isolamento social, o Instituto também atuou junto aos professores e gestores da rede, a fim de apoiá-los no acolhimento dos alunos no retorno às atividades escolares. A organização realizou 3 encontros formativos remotos dedicado a professores de toda rede, onde foram discutidas atividades que poderiam ser realizadas com os estudantes durante a retomada das atividades presenciais. Os educadores puderam se inspirar e conhecer atividades de acolhimento que pudessem ser realizadas em aulas de diferentes áreas do conhecimento, como Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas.
Também foram realizadas formações remotas, tendo como público- alvo os educadores, com os temas de Projeto de Vida, e ferramentas para mobilizar e engajar os estudantes, e introdução às competências socioemocionais. Tais encontros formativos já somam mais de 18 mil visualizações e seguem disponíveis no YouTube no Centro de Mídias. Com o objetivo de dar continuidade a tal apoio ao acolhimento e retorno, ainda foi disponibilizado aos educadores um Caderno de Atividades de Acolhimento. Para conhecer mais sobre as ações realizadas de apoio ao desenvolvimento e socioemocional de educadores junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, clique aqui .
Para conhecer os conteúdos, acesse as aulas gravadas:
PROJETO DE VIDA E PREENCHIMENTO DE RUBRICAS
6º ano do Ensino Fundamental
Aula 1 – https://youtu.be/lcOCBDyj65A
Aula 2 – https://youtu.be/sj_OXEe3neY
Aula 3 –https://www.youtube.com/watch?v=R3N6WNepppQ&list=PLAdEu5NtlLkaXckTMTMdwQqQdMicXv-OC&index=17
Aula 4 – https://www.youtube.com/watch?v=S2_NcDaPyMI&list=PLAdEu5NtlLkaXckTMTMdwQqQdMicXv-OC&index=18
7º ano do Ensino Fundamental
Aula 1 – https://youtu.be/8fdsTVIo7Lg
Aula 2 – https://youtu.be/007Wi2eWJyM
Aula 3 – https://www.youtube.com/watch?v=NHtMmfrbP-4&list=PLXyA-zl-y4WGO0eWEbIk42kK3DL3U7cxc&index=17
Aula 4 – https://www.youtube.com/watch?v=aCAqMqeuqiI&list=PLXyA-zl-y4WGO0eWEbIk42kK3DL3U7cxc&index=18
8º ano do Ensino Fundamental
Aula 1 – https://youtu.be/qm46oAx6f1E
Aula 2 – https://youtu.be/Gt_Zl10gwKk
Aula 3 – https://www.youtube.com/watch?v=yNLxxqBB49s&list=PLSP3TdMpLABuEfANAEGBJnlrNVZZi6At0&index=18
Aula 4 – https://www.youtube.com/watch?v=glz5BD2CVnY&list=PLSP3TdMpLABuEfANAEGBJnlrNVZZi6At0&index=19
9º ano do Ensino Fundamental
Aula 1 – https://youtu.be/x3PeOD1AFfc
Aula 2 – https://youtu.be/18zKSjjmlAY
Aula 3 – https://www.youtube.com/watch?v=aT_VlpLzueo&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=16
Aula 4 – https://www.youtube.com/watch?v=EG-YFLgZB1w&list=PL1EAsbCb8zETnBXHOrZ0ki44d14BTiTU9&index=18
1ª série do Ensino Médio
Aula 1 – https://youtu.be/fS5VdOfxzGw
Aula 2 – https://youtu.be/BCM3mgztkuc
Aula 3 – https://www.youtube.com/watch?v=aaSeSWO8Iqo&list=PL1EAsbCb8zETnBXHOrZ0ki44d14BTiTU9&index=17
Aula 4 – https://www.youtube.com/watch?v=EG-YFLgZB1w&list=PL1EAsbCb8zETnBXHOrZ0ki44d14BTiTU9&index=18
2ª série do Ensino Médio
Aula 1 – https://youtu.be/UEB7MXCJZDc
Aula 2 – https://youtu.be/c9z5EICBFOE
Aula 3 – https://www.youtube.com/watch?v=24rfPAVkZTw&list=PLtYe4M7gMnkOBQTNhOqIaW3Kb8x-fMGPX&index=16
Aula 4 – https://www.youtube.com/watch?v=_MIKB3G_WdE&list=PLtYe4M7gMnkOBQTNhOqIaW3Kb8x-fMGPX&index=17
3ª série do Ensino Médio
Aula 1 – https://youtu.be/VQy6vtpk3Eo
Aula 2 – https://youtu.be/sNhaQHkn1jI
Aula 3 – https://www.youtube.com/watch?v=Y-DNCfGYKFI&list=PLYyXIuxt8-m17lO8ycR2TcpIt3aMmh2Pu&index=19
Aula 4 – https://www.youtube.com/watch?v=zl3bwyqfqNI&list=PLYyXIuxt8-m17lO8ycR2TcpIt3aMmh2Pu&index=20
MOVIMENTO INOVA
Oficina ‘Socioemocional em Tempos de Pandemia’ – https://www.youtube.com/watch?v=GdPXkuCAEaM&list=PLWISVgw6NXVxeyxWvBP9Mdt_6wjm1HeN0&index=14
ACOLHIMENTO: RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
Ciências Humanas – https://www.youtube.com/watch?v=Mi8xIrHtMsc
Linguagens – https://www.youtube.com/watch?v=AqSZHTCMI6I&list=UUIvCBxEXtOZMhSOHqjE3ENA&index=50
Ciências da Natureza e Matemática – https://www.youtube.com/watch?v=1Xly2CsS3hM
Projeto de Vida no novo normal: Como mobilizar engajar os estudantes – https://www.youtube.com/watch?v=sdWJFL71SOQ
Competências Socioemocionais – https://www.youtube.com/watch?v=sdWJFL71SOQ
Sobre a parceria do Instituto Ayrton Senna e o Estado de São Paulo
Visando ampliar as oportunidades dos estudantes da rede paulista, o Instituto Ayrton Senna tem oferecido apoiado à política de educação integral da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tal apoio tem se dado por meio do aporte de conhecimento, com base em evidências, sobre as competências socioemocionais e o desenvolvimento pleno dos jovens. Dentre tais iniciativas está o Programa Inova Educação, que busca trazer inovações ao currículo que estejam alinhadas a uma perspectiva de educação integral. Entre as inovações que o programa trouxe está a inserção de componentes como Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia, além de um novo modelo de formação e desenvolvimento dos profissionais da rede.
Essas iniciativas atualmente em curso na parceria entre o Instituto e o Estado de São Paulo dão sequência a um histórico de atuação conjunta em diversos projetos, que sempre tiveram foco na promoção de oportunidades para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Essa jornada começou em 2003, com o SuperAção Jovem, que já introduzia práticas para o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências, e transformou vidas de milhares de educadores e estudantes ao longo dos anos em que foi realizado. Saiba mais clique aqui
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.