fbpx

Instituto apresenta abertura ao novo a secretarias de educação

4 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Encontro faz parte de parceria com Consed, que oferece apoio de competências socioemocionais para educadores

Representantes de secretarias de educação de 26 estados participaram, no dia 6 de agosto, de  webconferência  sobre a macrocompetência de ‘abertura ao novo’, promovida pelo Instituto Ayrton Senna. O encontro online é parte da iniciativa ‘Volta ao Novo: desenvolvimento de competências socioemocionais’, uma parceria do Instituto com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Essa foi a segunda de uma série de cinco conferências remotas para trabalhar o tema com as equipes de formação das secretarias estaduais, que serão responsáveis por compartilhar o conhecimento e as práticas com os educadores da sua rede de ensino.

Na conversa sobre abertura ao novo, os profissionais de educação foram convidados a refletir sobre as competências de curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico, fundamentais para engajar os estudantes com a sua aprendizagem neste período de isolamento e gradual retomada das atividades escolares. Para incentivar a reflexão sobre essa macrocompetência, Silvia Lima, parte da equipe de Formação do Instituto Ayrton Senna e responsável por liderar o encontro, convidou os gestores a relembrarem a última vez que fizeram algo novo pela primeira vez.

Ter abertura é estar disponível para novas ideias e buscar algo que é diferente do que estamos acostumados; ela nos ajuda a nos abrirmos para pensar de forma diferente frente a uma situação nova ou um problema”, explicou Silvia. Além de trazer uma contextualização sobre a abertura ao novo, o encontro deu oportunidade para que os gestores fizessem uma atividade mão na massa, em que eles colocaram na prática essa habilidade.

A webconferência envolveu os profissionais no compartilhamento de suas experiências com a abertura ao novo e a troca de ideias sobre as competências que ela envolve, assim como as outras trabalhadas ao longo da iniciativa Volta ao Novo.  Para apoiar os técnicos nessa tarefa, especialistas do Instituto Ayrton Senna fizeram um mergulho no material ‘Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais – Abertura ao Novo’, dando sugestões de como ele poderá ser utilizado com os profissionais da rede e como as dicas práticas que o material traz poderm gerar oportunidades de desenvolvimento. “O objetivo do material é apresentar a esse educador um caminho inspirador que o apoie a pensar nessas atividades de modo”, disse Silvia. Profissionais de secretarias como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Sergipe relataram sua experiência para os demais colegas, inclusive sobre a importância desse material para que eles próprios refletissem sobre suas práticas como educadores e formadores.

Partindo para o planejamento de planos de ação que possam levar tais conhecimentos para as suas redes ao longo dos próximos meses, os técnicos foram divididos em grupo e convidados a elaborar estratégias de disseminação dos conteúdos. Algumas das ideias que surgiram foram ações como formação e acompanhamento dos professores e comunicações e mensagens direcionadas aos educadores. Segundo os relatos compartilhados, redes de ensino como de Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Santa Catarina, Roraima e Mato Grosso do Sul já estão mobilizando esforços para que o conhecimento sobre competências possa chegar a todos os professores. “Estamos criando uma rede de parceiros e a ideia é nos apoiar ao longo desses encontros”, ressaltou Silvia. O Instituto ficou responsável, após o encontro, por sistematizar as ideias que surgiram e compartilhar com todos os participantes, criando mais oportunidades de aprendizado e trocas, inspirando esse grupo a multiplicar ações de desenvolvimento socioemocional focadas nos educadores.

A primeira webconferência do programa Volta ao Novo teve como tema a macrocompetência resiliência emocional. No dia 13 de agosto, os gestores poderão conhecer um pouco mais sobre a Autogestão, que envolve competências como foco, determinação e persistência.

Além dos materiais de apoio, que a cada 15 dias serão publicados de forma gratuita e aberta na página especial do Instituto Ayrton Senna “Competências socioemocionais em contextos de crise”, também faz parte da iniciativa uma série de lives sobre cada macrocompetência que ocorrem quinzenalmente nas redes sociais do Instituto.

  • Assista o que rolou na live sobre abertura ao novo. Clique aqui
Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde